Saúde Mental Pós-Parto

Essa ferramenta foi desenvolvida para ajudar as mães a cuidarem da sua saúde mental.
Não é fácil enfrentar a maternidade na nossa sociedade que abomina ver mulheres amamentando suas crias, que não tolera bebês e crianças pequenas em espaços públicos, que desqualifica mulheres mães no mercado de trabalho, que violenta a mulher durante o parto, que joga nas costas apenas da MÃE a responsabilidade de criar um novo ser humano para esse mundo tão cheio de regras, julgamentos e ódio.
Pois nós queremos que as MÃES se sintam menos culpadas, queremos que se sintam acolhidas, queremos que saibam que dentro de muitos contextos e arranjos é praticamente impossível manter a sanidade mental.
Queremos que saibam que podem falar sobre as suas dores, sobre o seu sofrimento e que procurar ajuda NÃO É SINAL DE FRAQUEZA, MUITO PELO CONTRÁRIO.
Uma rede de apoio e suporte infelizmente é para poucas.
Mas nós estamos aqui. Abrindo espaço para que as MÃES POSSAM se permitir sentir o que quer que sintam, sem culpa e que saibam que não são as únicas a passarem pelas dores e momentos difíceis. Estamos aqui para que possam Desabafar e receber um primeiro apoio psicológico, para que possam sentir que existem pessoas que estão dispostas a escutá-las sem proferir regras e ordens, sem atirar pedras.
Estamos aqui tentando encontrar ferramentas que facilitem o difícil diálogo sobre a saúde mental materna com profissionais, famílias e redes de suporte.
Estamos aqui para esclarecer as dúvidas tão comuns, sinceras e pertinentes sobre esse assunto tão tabu que permeia a vida de uma nova mãe: A SAÚDE MENTAL.
Nesse dia das mães, preparamos especialmente para as recém-mães essa ferramenta de prevenção, esperamos que possa ajudar a muitas mulheres que estão sozinhas, sofrendo caladas com um bebê nos braços ou com a perda de um bebê, que estão desesperadas se sentindo “um peixe fora d’água” enquanto o que se dissemina é que a maternidade é a melhor coisa do mundo, imune de sentimentos tristes, difíceis e negativos, para as mães que se sentem perdidas, com medo, desamparadas : FALEM SOBRE A SUA SAÚDE MENTAL, SEUS SENTIMENTOS, SUAS DORES E DIFICULDADES.
QUERIDAS, procurem ajuda se estão sentindo que não estão mais conseguindo dar conta de todas as demandas inatingíveis que lhes são cobradas.
Use essa cartilha, converse com alguém, procure ajuda.
Se você precisa Desabafar, contamos com uma equipe de psicólogas Acolhedoras que estão sempre à disposição para lhe escutar. Você pode deixar o seu relato de forma anônima e segura, encontrar acolhimento livre de julgamento e dar um primeiro passo para se sentir menos angustiada.
Acesse o link para deixar um Desabafo: http://bit.ly/desabafos_tqfsi
Conte com a ONG Temos que falar sobre isso.
Lutamos juntas por todas as mulheres, mães e meninas.
O dia das mães é um dia de luta para muitas de nós.
Um abraço com muito carinho, empatia e compaixão ❤
Thais Cimino, Rafaela Almeida Schiavo e Teresa Ruas

 

 

Deixe um comentário