Aleitamento materno com o auxílio de acessórios

Por Claete Brito Koch – Fevereiro 2016


Preparação para o aleitamento materno com o auxílio de acessórios, o que eu preciso saber?
O uso de utensílios para amamentar não são obrigatórios, porém alguns podem fazer diferença no alcance de uma boa pega, no hospital e em casa. A mulher precisa estar em uma posição confortável, até porque dor nas costas também interfere na produção de leite e existem várias posições para  amamentar, você vai encontrar a sua favorita após o nascimento de seu bebê.
Logo, os acessórios que o Mãe de Leite selecionou são:
Travesseiros específicos de amamentação, de preferência aquele que envolve o seu corpo e é preso à cintura, uma almofada durinha que parece uma mesinha. Nesta, o bebê fica bem alinhado e dificilmente sai da posição, justamente por ser uma almofada mais rígida. Ajuda também a mãe a aliviar os braços e ter melhor controle com a pega.
Travesseiros meia lua ou compridos. Estes são mais fofinhos e maiores que o anterior, não oferece tanta estabilidade no corpo do bebê, mas é flexível e pode-se usar de diversas formas. Além de ser um bom descanso para as costas da mãe.
Garrafa para água. Tenha sempre em mãos. Amamentar exige muito do seu corpo e ingestão de líquidos é fundamental! Se não houver copos ou garrafas grandes no
hospital, leve uma com você! E em casa ande sempre com ela!
Bomba de extração de leite, manual ou elétrica, procure se informar sobre qual marca é mais acessível ao seu bolso e que também seja de boa qualidade, pois em casa, pode vir a ser de bom uso. Não precisa levar ao hospital! Esta, com a orientação de uma conselheira em aleitamento materno, pode lhe ajudar a extrair o excesso de leite ou estimular os seios; ou em casos de dificuldades com a “ordenha manual.”

Mãe de Leite.
Claete Brito Koch
Conselheira em Aleitamento Materno.
Denise Castro
Edição e revisão do texto.

Deixe um comentário