Meu leite não é o bastante

Ana, 33 anos, um filho de 9 semanas.


Meu leite não é o bastante.
Desde que meu filho nasceu estamos tendo problemas na amamentação. Primeiro as dores, que me faziam ter medo dele acordar para mamar. Mesmo sem bico rachado, a dor no mamilo era insuportável. Resultado: ele não ganhava peso, começou a tomar fórmula. Chorei muito, pois desde a gravidez sonhava com a tal da ‘amamentação exclusiva em livre demanda’, mas não sabia que seria tão difícil.
Segurei a onda e não desisti de amamentar. Mesmo com ele se acostumando com a mamadeira (mesmo sendo das que necessitam sucção, o volume de leite é muito diferente!) e ficando irritado no peito, não desisti. A dor diminuiu, fui reduzindo a fórmula e fazendo de tudo pro leite aumentar. Até que 10 dias atrás ele parou de tomar fórmula. Eba, uma festa!
Dai veio o terror da pesagem: semana passada ele engordou pouco. Mas, estando numa transição de fórmula para só leite materno, foi dado como normal. Hoje ele foi pesado outra vez, mas dessa vez ele perdeu peso. Mesmo depois de toda essa luta, meu leite não está bastando para engordar meu filho. Ele mama devagar, deixo ele de 40 min pra mais de cada lado. A pega é correta.
Estou sentindo uma frustração imensa. Como algo que deveria ser natural simplesmente não funciona? Por que meu leite não basta para engordar meu filho? O que estamos fazendo de errado?

6 comentários Adicione o seu

  1. Felícia disse:

    Aqui deu muito gás na produção esvaziar a mama que bebê Ja tinha mamado com bombinha. Fiz isso cinco dias. Aumentou bem. Dar mama de madrugada aumenta também, pra aproveitar pico de prolactina.

    Mas, mais importante, percebi que sentir seio cheio não é garantia de sucesso.. Tem leite em seio sem volume!!

    O que me deixou segura foram grupos virtuais amamentação. MELHOR COISA DO MUNDO. Gente como a gente, passando mesmos perrengues, pensando mesma coisa..

    Gva e Matrice

    Curtir

  2. Andrea disse:

    Vc fez a redução gradual do complemento (o indicado é tirar 10ml a cada três dias e com intensivo de peito)? Se vc tirar de uma vez as mamadeiras, o risco de o seu bebê perder peso ou desidratar é enorme! E não tem a ver com uma insuficiência do seu corpo, mas com o fato de que ele precisa ser ensinado a aumentar a produção e isso é um processo. E é curioso, com a diminuição gradual do LA, o seu corpo vai aumentar aos poucos a produção de leite (e não o contrário!). Entra no Grupo Virtual de Amamentação no Facebook! Lá elas podem ajudar bastante.
    Eu te recomendaria a voltar a qtidade de LA inicial e fazer essa redução gradual que te falei

    Curtir

  3. Sabrina disse:

    Vai até o banco de leite. Eu acheicom.o primeiro filho que estava tudo certo e não consegui amamentar, acabei dando mamadeira porque ele não ganhava peso. Na segunda gestação tive uma melhor orientação e descobri que além da pega certa (bebê para a mãe) a posição e o apoio do seio pode dar diferença no volume de leite e na força que o bebê tem que fazer para mamar. Eu tenho o seio muito volumoso e tive que colocar um rolinho de toalha fralda embaixo da mama que oferecia para minha bebê de modo a facilitar a posição do bico e do fluxo do leite. Também amamentei bastante deitada. Vai lá e descobre a sua melhor forma de oferecer o seio e dele mamar. Não desiste!

    Curtir

  4. saracosttaa disse:

    Tbm tenho passado por isso! Minha filha fez 1 mês e levei pra pesar só ganhou 230 gramas. Achei muito pouco, e ela só mama! Sei que tive problemas com rachaduras no peito, mas não deixei de amamentar mas mesmo assim, não aumentou quase nada o peso. Se não aumentar na pesagem do 2 mês terei que complementar com fórmula!

    Curtir

  5. Gabi disse:

    Não desistam!!! Isso de não sustentar é mito!!! Procurem uma especialista em amamentação e continuem firmes. Vejam mais infos no grupo do Face: https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao
    Se quiserem me mandem mensagem no face que eu adiciono vocês lá.

    Curtir

  6. Luciana disse:

    Passando exatamente por isso! Aqui resisti bravamente ao complemento só que ele só ganha meio kilo por mês! Então fiquei sem saída!
    Tentamos a colher e ele chora desesperadamente, além de colocar pra fora. Tentamos a seringa, choro e golfadas. Fomos pra sonda e ele mama 20/30 ml e dorme!
    Tenho ficado muito tensa e nervosa na hora de complementar. Apesar de ter optado por fazer em horários fixos por conta da livre demanda, quando chega a época de pesar é um tormento!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s