Patrícia Razza

Acesse CV

Patrícia é uma das nossas Acolhedoras e também Colunista mensal aqui no Temos que falar sobre isso.

Trabalho na Direção Geral de uma instituição que completará em 2017, 60 anos. Minhas funções estão diretamente ligadas a Presidência e Vice Presidência. Esta atende 1400 jovens e crianças oriundas de famílias de baixa renda e que estão distribuídas em seis unidades educacionais e tem 250 colaboradores. Minha responsabilidade está ligada ao suporte administrativo para que a operação do dia a dia possa acontecer. Respondo pela elaboração e execução do Fórum Social que em 2015 completará 10 anos. Este sempre trás um tema importante para o contexto econômico, social e educacional.

Olá! Sou Patrícia e pode me chamar também de Patty se assim desejar.
Tenho 53 anos, alma de criança, espírito de adolescente, com os pés bem no chão, mas, com direito a voar de vez em quando. Apesar da idade, acredito que é preciso saber levar a vida de forma leve mesmo que ela insista em nos fornecer alguns tijolinhos.
Adoro a vida e sou grata por cada dia que tenho. Apesar de todas as dificuldades que são inerentes ao viver, busco estar bem, e mais do que tudo, gosto de gente, por isso escolhi a profissão de psicóloga, sonho de juventude concretizado muito tempo depois.
Tive altos e baixos na minha jornada. Trabalhos que nem sempre me motivaram um casamento fruto da primeira relação de adolescente que acabou; problemas familiares, enfim, tudo que faz parte do lado azedo da vida.
Por outro lado, viajei muito, estudo bastante e foram nos livros que me encontrei, assim como na troca, no diálogo. Tenho um segundo casamento que me faz muito feliz, uma linha de vida mais espiritualizada, adoro cinema e teatro e mais do que tudo, adoro “conversar”.
Tenho outras formações, mas, a de sonho foi a da psicologia por acreditar que é uma ciência que pode colaborar para o nosso autoconhecimento e diminuição do sofrimento.
Sou psicóloga clínica e trabalho em uma instituição que presta serviços na área educacional para crianças, jovens e seus familiares, considerando o formal, Escola e o não formal, Oficinas.
Como comentei, sou casada pela segunda vez com Paulo e optamos por não ter filhos, pois nos conhecemos muito tarde. Infelizmente, devido ao câncer do meu primeiro marido, não tive possibilidade também.
No entanto, sou uma tia muito presente na vida dos meus dois sobrinhos, um de 17 e outra de 3 anos, além de centenas de crianças e jovens que fazem parte do meu dia a dia.
Com meu sobrinho mais velho tive uma relação intensa devido a perda da sua mãe aos 5 anos, minha irmã. Fui quase uma tia-mãe.
Minha sobrinha de 3 anos mora em outro país assim como o meu sobrinho. Nosso bate papo acontece via Skype. Uma relação muito diferente e moderna. No entanto, uma forma de nos manter conectados.
Quando encontrei a matéria sobre este trabalho na revista Psique, fiquei fascinada e achei a ideia genial e importante, afinal, uma criança não chega com manual de instrução e ter um espaço de acolhimento é fundamental.
Preenchi o formulário e cá estou conversando com você.
Quando fui entrevistada pela Thais, comentei sobre a minha preocupação de estar em um espaço falando sobre ser mãe e seus desafios sem ser. Fiquei me perguntando, será que alguém vai ter interesse de desabafar comigo?
Sendo assim, resolvi arriscar por acreditar que conheço o significado profundo desta palavra tão doce MÃE e desta relação mãe e filho.
Os desafios atuais são muitos para os pais. Acompanhar o crescimento dos filhos. Saber também separar os sentimentos que este papel trás dos desejos pessoais de realização é igualmente importante.
Sabemos que ser mãe não é algo tão fácil assim devido a vários fatores como: falta de apoio, hormônios, saúde e tantos outros.
A profissão escolhida por mim também possibilita este diálogo e mais do que tudo, a abertura e confiança que pode ter nesta nossa relação de troca.
Pode contar comigo. Terei muito prazer em falar com você.
Forte abraço.
Patrícia

Deixe um comentário

