O Terceiro Trimestre

Por Rafaela Schiavo – 11 Outubro 2015


Os três últimos meses da gestação são considerados os mais ansiosos para a grávida, principalmente por causa dos medos que surgem nessa fase, medo do parto, medo de morrer ou que o bebê morra no parto, medo de não saber cuidar da criança, de não ser boa mãe etc. A ansiedade pode ocorrer também devido a grande vontade da mãe ter o bebê logo nos braços, ver o rostinho dele e poder exercer a maternidade. Nessa fase também é comum a insônia, que ocorre tanto devido a ansiedade como ao não encontrar uma posição confortável para dormir e pesadelos também são frequentes.
Pesquisas internacionais também têm indicado que o stress é mais elevado no final da gestação, atribuindo ao nível de cortisol que aumenta progressivamente durante a gestação, alcançando níveis duas a três vezes mais no final da gravidez, em comparação às mulheres não grávidas (SHEA et al. 2007; HARVEY, 2002).
Apesar da ansiedade e o estresse estarem muito presentes no terceiro trimestre é importante, ficar atenta a intensidade com que se sente ansiosa. Pesquisas indicam que a alta ansiedade, ou seja, níveis muito elevados de ansiedade podem ser um indicativo para ansiedade puerperal e até mesmo depressão pós-parto (HERON et al., 2004; SCHIAVO, 2011; LANES; KUK; TAMIM, 2011; BROCKINGTON et al., 1990).
Caso sinta que sua ansiedade está provocando pensamentos repetitivos acerca de si mesmo e do bebê, alterações do humor, irritabilidade, vulnerabilidade emocional, stress, insônia e sintomas depressivos procure IMEDIATAMENTE um profissional da saúde mental.


Leia também: https://temosquefalarsobreisso.wordpress.com/2015/08/17/o-primeiro-trimestre/

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s