Como amamentei após passar por um parto traumático

Amamentar é um processo de aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê. É preciso conhecimento, paciência, tempo e amor para superar o incômodo dos primeiros dias, até finalmente pegar o “jeitão da coisa”. Minha história não foi diferente, apesar de ter passado por um parto traumático e sofrido violência obstétrica. Eu amamentei de…

Violência contra a Mulher

Há muito que se falar quando o assunto é a violação à integridade e à dignidade humana das mulheres.Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio,… Enfim, uma cultura historicamente machista, geradora de violência, que alarma com dados crescentes e assustadores para as diversas formas de violência contra as…

Se eu quiser ir embora as portas estão abertas

Anonima, 23 anos Desabafo Anônimo: Sou casada ha 4 anos, tenho um filho de 3 anos. Meu Marido tem 10 anos de diferença e é o único que trabalha. Ele e eu optamos por eu ficar em casa cuidando do nosso filho já que moramos em uma cidade distante da nossa família. Quando meu esposo…

Eu estou me vendo cada vez mais num poço sem fundo

anonima Idade: 22 Desabafo Anônimo: Tenho 22 anos tenho uma relação com meu noivo digamos que meio conturbada brigamos muito eu estou gravida de 6 meses e até agora não consegui digerir essa gravidez não consigo sentir amor por essa criança as vezes me sinto culpada por isso as coisas andam muito difíceis. Meu noivo…

Cansei de ser forte…

  Idade: 39 Desabafo Anônimo: Estou cansada, e não é de hoje… Namorei por 12 anos e ele faleceu faz 12. Fiquei 11 anos sozinha, querendo muito encontrar um novo parceiro, mas sempre vivendo muito bem minha solteirice. Quando encontrei, eu me senti abençoada, amando novamente. Tudo foi muito natural mas muito rápido, em duas…

Chego a pensar que ele não gosta mais do meu corpo

J., 29 anos, 1 filho, professora. Desabafo Anônimo: Sou casada a 1 e 6 meses tenho um filho de 4 meses e desde a gravidez tenho tido problemas relacionados a minha vida sexual com meu marido. Na gravidez, ele me evitava com a história de ter medo de machucar o bebê. Agora diz, quando toco…

Mas mãe é mãe…

Há uns dias, li o texto de Fabrício Carpinejar sobre medo e maternidade. E mesmo sendo um texto escrito por um homem, senti-me lida. Porque em alguma parte de mim – e isso pode parecer bobagem para alguns – as lembranças do que sempre vi com algumas mães continuam vivas. E agora, peço licença constrangida…

Dói e não vou tirar de letra

Anonima, 3 filhos,professora, 38 anos   Desabafo Anônimo: Depois de quase 9 meses cuidando do meu caçulinha terei que retornar ao trabalho. Gosto do meu trabalho, mas amo meu bebê. Sei que não deveria estar tão deprimida e com esse nó na garganta que não sai, afinal passei por isso duas vezes antes, mas saber…

Não sei se hoje estou curada, acho que a depressão é uma erva daninha

Brisa, dois filhos (2 anos e 1 ano), tecnóloga em Logística, 29 anos   Desabafo Anônimo: Depressão pós parto, o que ninguém entende. Quando meu primeiro bebê nasceu eu tive todos os problemas de amamentação que alguém podia ter, mastites, abscessos, sapinho, o bebê literalmente comeu os bicos dos peitos… Foi aquela tortura. Meu filho…

Estou mais forte do que nunca

Anônima, 26 anos, 2 filhos, gerente administrativo. Desabafo Anônimo: Por favor, não me identificar… Já escrevi um desabafo antes dizendo o quanto ele era abusivo, e no dia que tomei coragem, meu desabafo foi publicado aqui e vi que estava fazendo certo! Em Janeiro separamos e ele saiu de casa! Me senti tão bem, tão…

Eu gosto dele de um jeito diferente

Sthefany Kim, estudante Idade: 17 Desabafo Anônimo: Eu namoro ha 2 anos com um garoto que sempre estudou comigo, e somos como melhores amigos. Eu realmente amo ele, ele me excita e nosso sexo é bom, porém esse ano um amigo muito próximo dele começou a ficar próximo de mim já que ele se tornou…

Me sinto outra pessoa

Anonima Idade: 26 Desabafo Anônimo: Sou casada há um ano e meio, estou grávida de seis meses. A gestação não foi planejada, mas hoje está sendo bastante desejada. Sempre amei minha profissão. Sou extremamente dedicada ao meu trabalho e a todos que me cercam. Na minha família sou referência para resolução de problemas. Porém a…

Estamos brigando

Felipe, 39 anos Desabafo Anônimo: Minha mulher está grávida de 6 meses… Foi uma gravidez planejada, mas não estamos bem. Já tínhamos nossas divergências antes mas agora piorou muito. Ela virou uma bruxa autoritária, cheia de regras e manias fóbicas dentro de casa. Muito autoritária e sempre criticando e depreciando. Ela ganha muito mais do…