Acolhimento Livre de Julgamento

Mulheres · Mães · Meninas

Autonomia · Cuidado · Direito · Escuta

TEMOS QUE FALAR SOBRE ISSO é uma ONG e plataforma de relatos ANÔNIMOS para dar voz a mulheres e mães que passaram pelas mais diversas situações: depressão pós-parto, transtornos ligados à saúde mental na maternidade e no período perinatal (desde a concepção até o primeiro ano do bebê), dificuldades durante a gravidez, sofrimento psíquico intenso, violência e abuso, desigualdade de gênero, problemas com amamentação, perda gestacional e neonatal, partos traumáticos, prematuridade extrema, gravidez de alto risco, processo de adoção, violência obstétrica e pediátrica, luto, entre outros.

Desabafos de mulheres que, desamparadas, não encontram ajuda ou apoio para falar sobre isso.

Mães com dificuldades em contar suas histórias por medo de serem consideradas incapazes de cuidar de seus próprios filhos, por vergonha, por insegurança, por se sentirem sozinhas ou qualquer razão seja, têm um espaço de acolhida e suas vozes serão ouvidas.

Aqui podem falar como se sentem e compartilhar com outras mulheres, em situações semelhantes e de forma segura, seus sentimentos e angústias sem serem julgadas.

Objetivos

Dar voz às mulheres para contarem suas experiências livres de julgamento, proporcionando-lhes uma rede de suporte social que visa o empoderamento feminino e a transformação social;

Promover escuta ativa, acolhimento e apoio para o cuidado integral da mulher, família e entorno no período gravídico-puerperal;

Criar um grupo de apoio onde as mulheres ao darem seus depoimentos, vejam que suas angústias são mais comuns do que elas imaginam, e, assim, consigam ter um certo alívio constatando que estes não são problemas exclusivos seus;

Ajudar essas mães a encontrarem forças e conforto nelas mesmas e em outras mães, para seguir adiante e ultrapassar esses obstáculos tão delicados nesses períodos tão sensíveis;

Guiar à que possam encontrar ajuda em programas sociais, profissionais da saúde mental, médicos, psicólogos, doulas, enfermeiros e grupos de apoio local;

Criar uma lista de grupos de apoio virtuais e presenciais gratuitos no Brasil e no mundo;

Fornecer informação escrita por nossos Colaboradores – profissionais sensíveis aos temas que abordamos e também através de artigos científicos;

Formar, sensibilizar e conscientizar sobre gênero e identidades femininas, legitimando e ressignificando os processos naturais de transformação nos seus períodos mais intensos.

Vamos começar já pois TEMOS QUE FALAR SOBRE ISSO!



A maioria das fotos utilizadas neste blog são bancos de imagens gratuitas. Se existe alguma foto ou ilustração de sua autoria neste blog e deseja que seja removida, favor enviar um email para contato@temosquefalarsobreisso.com.br que prontamente será retirada do ar ou colocado os devidos créditos. Muito obrigada.

157 comentários

  1. Mathias disse:

    Oi, nem sei se alguém um dia vai ler, mas se for pra falar sobre isso, acho melhor que seja aqui.

    Perdi minha mãe no começo do ano. Ela era nova, foi repentino, rápido e logicamente, inesperado.
    Éramos em quatro: minha mãe, duas irmãs mais novas e eu, mais velho. Tenho 24 anos, 23 na época.
    Minha mãe sempre foi uma pessoa super alto astral. Poucas vezes na vida vi aquela mulher abatida. Poucas mesmo. Sempre demonstrando que tudo estava bem, mesmo quando era evidente que não estava. Conversávamos sobre tudo e sei que ela confiava muito em mim.
    Graças a Deus, na minha família era raro os momentos que tivemos que passar em relação a perdas. O caso mais recente antes da minha mãe havia sido da minha bisavó, que mesmo sendo uma perda enorme, ela já estava bem velhinha e como Deus que decide todas as coisas, o ciclo foi concluído e ele a levou pra sua casa. Antes dela, somente o meu avô havia falecido, isso a 24 anos atrás. Ou seja, não tivemos muitas experiências com isso e mesmo ninguém nunca sabendo realmente lidar com essa situação, a vida te deixa um pouco calejado as vezes.. Não foi o caso.
    Abalou toda a família, ninguém sabe lidar com tudo isso. Minha irmã do meio se mudou com o namorado. Tenho morado com a mais nova, que me orgulha por ser tão forte pra esse assunto, mesmo aos 15 anos e sendo super apegada a minha mãe. As vezes até mais que eu.
    E tem eu, que da noite pro dia tive que passar do cara que tinha bastante tempo ainda pra decidir o que fazer da vida, o que trabalhar. Morar sozinho ou não, etc.. tive que me tornar um adulto responsável. Eu, que até um tempo atrás antes do ocorrido, recebia café na cama da mãe, recebia msg dela perguntando se o “filhinho” dela estava bem. Tive que me tornar um adulto responsável por uma menor de idade adolescente, dono de casa, e trabalhar e não deixar faltar nada e limpar e..e… E, como era de se esperar, falhei em tudo isso.

    Me pego agora, 7 meses e alguns dias depois, sem saber o que fazer. Nada funciona, tudo de cabeça pra baixo. Nada faz sentido.

    Engraçado pensar que antes de tudo isso, eu achava que minha vida estava sob total controle, e que nada poderia me ferir tão gravemente que não pudesse ser curado com uma passeada no shopping, uma conversa com os amigos, um abraço da minha mãe e um beijo na bochecha dela.

    A vida é uma doideira. Uma piada ruim, que a gente passa anos e anos tentando achar graça, e as vezes até encontra, mas que depois a graça se vai e nunca mais volta.
    Não sei o que a vida, ou o que Deus tem planejado pra mim. Tenho medo de tentar descobrir.
    Mas vou tentando. Tentando ser o menor pior em tudo que eu puder.
    A vida já me cobra demais pra eu também me cobrar tanto.
    Só queria mesmo, que o tão falado juízo final fosse agora, daqui uns 2 minutos. Só pra que tudo que a sociedade e o que a gente acha que é tão importante, deixe de existir. E que eu possa, mesmo que por mais um instante, possa ver minha mãe sorrindo pra mim de novo. Com aquele jeitão que só ela tem.

    Pra quem leu até aqui: Obrigado por me “ouvir” um pouquinho. E que se vc veio procurar esse tipo de site, vc provavelmente está passando uma barra. Te desejo força, te desejo paciência, e que eu, mesmo estando no fundo do poço, ainda acredito que do mesmo jeito que a vida pode virar tudo de cabeça pra baixo da pior forma possível, ela também pode fazer voltar ao normal da melhor forma possível. Tenha fé. Uma hora as coisas se encaixam.

    Adeus.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pamela disse:

      Oi Mathias, sei o que vc está passando. Força querido! Só o tempo nos trará tranquilidade e aceitação.

      Curtir

    2. Anónimo disse:

      Olá.
      Ja li muitos sites deste género. E até agora só ao teu tive vontade de responder.
      Para mim já foi um grande passo, vontade é algo que não tenho tido ultimamente.
      Sou mãe, a única coisa que ainda me faz viver, e talvez por isso. Ao ler o teu desabafo vi o quanto sou importante.
      A minha vida está pesada e sem cor, mas a da minha filha não. Nem precisa de ser.
      Tenho a certeza que sua mãe estará orgulhosa do seu empenho.
      Cuide de si e da sua família que nela encontrará o reflexo da sua mãe.
      Muito obrigada por me ter mostrado a importância de uma boa mãe na nossa vida.

      Curtir

  2. Beatriz Costa Alves disse:

    Eu não aguento mais minha mãe,ela só me julga e tudo mais,diz que uma hora vai me bater tanto, não posso ter amigas, piorou amigos,ela prefere acreditar nas pessoas da rua do que em mim, mãe de rede social,eu me esforço tanto pra dar orgulho para ela, mas se de 100 coisas,99 certas e 1 errada,sou inútil,piorou minha auto estima que é baixíssima, pouco tempo descobri uma crise de ansiedade,eu não sei por quanto tempo vou aguentar

    Curtir

  3. Renata disse:

    Finalmente eu tive a coragem de desabafar. Em 2003 tive minha primeira crise de depressão, superei, casei com um homem maravilhoso e tivemos um lindo filho. Passei em um concurso em uma ótima empresa, e ali, apesar de todo stress, fui crescendo na carreira, até o momento em que me descobri grávida e contei para o meu chefe (gravidez essa planejada). Ali minha competência e esforço desapareceu, fui pressionada a gravidez inteira, deixada de fora de reuniões, ignorada. Tudo resultou em uma depressão pós parto, amamentei muito pouco meu filho.
    Mas com a ajuda do meu médico maravilhoso, terapia, família, superei, mas um mês antes da licença maternidade fui rebaixada de cargo.
    Até voltei a trabalhar, mas sempre com dificuldades, crises, afastamentos. E para piorar, perdi minha mãe agora em maio, e voltei a ter crises de ansiedade e não ir para o trabalho.
    Em uma das crises me voltou a lembrança que eu havia escondido em algum lugar da memória, de assédio sofrido por um ginecologista qdo eu tinha em torno de 20 anos, que é um dos gatilhos da minha crise, se misturando com o assédio moral sofrido no trabalho.
    Estou medicada, assistida por psicóloga, sei que td tem seu tempo para passar, e como diz meu médico, trabalhando o gatilho me livro de algo que não é meu, fico livre.
    Mas como dói saber como nós mulheres ainda passamos por isso, como dói a insônia, como dói saber que outras ainda vão passar por isso.
    E como tenho que agradecer o privilégio de ter acesso aos tratamentos.

    Curtir

  4. Minha mãe é uma louca controladora disse:

    Minha mãe só me julga, ela nunca fala que estou fazendo algo bom é só me põe pra baixo, ela e daquele tipo que vive tentando jogar culpa pra você se sentir mal com sigo mesmo e ajudar em tudo, ela parece até paranóica, por que a maioria das vezes ela nunca acredita em mim e inventa alguma coisa completamente que eu nunca pensaria em fazer só se eu fosse muito burra, ela principalmente vivi falando de que tudo dê que eu gosto muito tá virando doença, por que eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de anime, música internacional e de assistir Youtubers. Tudo começou quando ela falou que eu andava vendo muito esses desenhos idiotas de anime e falou que eu tava ficando DOENTE e esquisita só por ver anime, eu compreendi e fiquei quieta e não falei nada (na frente dela) e depois de um tempo ela falou de novo que eu tava sendo besta só por que eu tava querendo cortar meu cabelo de pixel(ela é meio machista sobre cabelos curtos femininos), então eu deixei passar de novo é agora só por que eu coloquei um vídeo do marshmallow pra minha irmãzinha assistir, ela veio no meu quarto normal e falou já tá fazendo sua irmã gostar dessas porcarias(por que minha irmã gosta de ficar repetindo o mesmo vídeo) nessa hora quase me sai do limite mais aguentei e fale “eu gosto” e mais nada só fingi que tava escutando ela.
    As vezes eu sinto uma vontade enorme de sair gritando falando um monte de verdade que eu penso sobre ela, eu nunca vou deixar de ver ou gostar de uma coisa só por que ela não gosta, ela parece até uma louca envemtando coisa pra me bota pra baixo, mais eu já me acostumei e to guardando isso pro futuro por que eu já jurei e vou cumprir que quando eu fizer dezoito anos eu vou embora de casa, mesmo que ela me obrigue a me mudar perto dela eu nunca mais vou deixar ela controlar a minha vida eu vou me vistoria cortar meu cabelo assistir e ser ídolo de alguém quando eu quiser e do jeito que eu quiser, eu só queria poder ser eu mesma sem que ela julgasse.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gislaine disse:

    Boa noite! Estava em um site procurando uma urna para colocar as cinzas do meu anjinho e acabei parando aqui…
    Gostaria de poder desabafar ! Fazem 18 dias que meu filho faleceu na uti após 5 dias de nascido .Ele aspirou mecônio e acabou se agravando … Sei que não devemos culpar alguém por um fato que se trata de um ciclo da vida, mais meu coração não está em paz mesmo eu entregando meu anjo nas mãos do pai celestial.
    Eu sinto que houve neglicencia médica durante meu parto! Fiquei dois dias em trabalho de parto e até então pensei q fosse algo normal mais depois de tudo creio que esperei demais ,as médicas deveriam ter observado que não conseguia naturalmente parir e acabei indo para cesária de emergência depois de muito tempo e durante esse processo meu nenenzinho aspirou mecônio e agora tenho está sensação de que a morte dele poderia ser evitada se tivéssemos feito a cesária antes! Fiz denúncia pública ao sus,buscando pelo menos a justiça e evitar que isso não aconteça com outras mães .
    Me dói muito a falta dele ,ver as coisinhas dele em minha casa ,hoje ao buscar suas cinzas tive a sensação que estava indo buscá-lo no hospital para levar o amor da minha vida para casa! Desmoronei quando me dei por conta que não! Que estava apenas indo buscas suas cinzas.
    Não sei mais onde buscar forças para suportar esta perda! Rezo todos os dias e peço paz para meu coração ,mais quando estou bem do nada me bate o desespero….
    Não sei o que faço sem minha vidinha Felipe ao meu lado 😦

    Desabafo …

    Curtido por 1 pessoa

  6. Akemi disse:

    É muito ruim lidar com a homofobia todos os dias

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ano disse:

    Eu não aguento mais, estou em um relacionados a 9 meses e isso está me matando. Estou grávida e meu marido não muda seu jeito de ser eu tenho 21 e ele tem 25 ele sai para beber com amigos e volta completamente embriago falando muitas coisas e eu estou cansada. Amo ele muito mas acho que minha vida tem que continuar sem ele, não estamos no mesmo estágio da vida ele diz que me ama mas as atitudes provam ao contrário. Isso e angustiante estou perdendo a vontade de viver

    Curtido por 1 pessoa

  8. Jessica disse:

    Bom, hoje eu nem dormi pensando em muita coisa hoje tenho 21 anos e uma filha de 5 anos.
    Pela primeira vez na minha vida estou se abrindo para alguém, estou instável.
    Bom, quando eu tinha uns 5 anos por aí sofri abuso sexual do meu padrasto e tive que conviver com isso até hoje, só que ainda moro com meu “padrasto” , eu li um texto q a menina dizia “porque você não falou?” Pq não é tão simples na época eu tive medo de deixar minha mãe triste com isso, e escolhi omitir e conviver com isso em meu peito. Sei lá, as vezes eu só queria poder desabafar sabe? Todos esses anos sofrendo calada com isso, Deus, por que deixai as crianças desamparadas? Por que tanta maldade? Eu só queria esquecer mais uma vez isso.

    Curtir

  9. Giuliana ferre disse:

    Queria conversar com pessoas que estejam passando pela fase difícil q estou, meu pai doente internado um ano e meio, a dor só aumenta conforme sentimos q estamos o perdendo.😪cansada , triste

    Curtir

  10. Marrie disse:

    Desde o começo do namoro minha sogra me trata com duas caras. Na frente dele é mil amores, me enche de presentes mas por trás dele me enche de ofensas. O problema é que ela mente muito, inventa coisas o tempo todo e qualquer coisa que eu falo ou retruco ela se vitimiza e usa a depressão que já teve um dia como arma para todos sentirem pena – e funciona. Ando cansada, amo meu marido mas não aguento mais. São 5 anos aguentando coisas que muita mulher já teria deixado para trás. Hoje temos um bebê, ele é um Pai maravilhoso mas acho que ainda não entendeu que a família dele agora é essa. Nunca pedi pra confronta-la ou ficar do meu lado, até porque já não o envolvo nas brigas pois entendo que ela é Mãe dele é isso não é uma competição – pra mim porque pra ela é. To exausta, querendo pegar minhas coisas e ir embora. Precisava ao menos que ele dissesse: amor To aqui, te entendo. Mas não, ele diz que não fica do lado dela mas as poucas vezes que desabafei ele arranjou desculpas pro que ela faz.

    Curtir

  11. Juliana disse:

    Boa noite, tenho 33 anos , e estou grávida do quarto filho. Estou péssima, meu mais velho tem 12 anos, a do meio 3 e o caçula tem 1 e dois meses. Meu marido é mais novo que eu 7 anos, que tbm considero como um filho, em casa não me ajuda em nada.
    Estou com medo do que as pessoas irão me dizer, como serei vista, e muito fácil dizer ” não ligue para o que os outros dizem” não é bem assim, estou morrendo de vergonha.
    Estou triste, sem ânimo para fazer nada, nada.

    Curtir

  12. Aline disse:

    Boa tarde ando pela net procurando conforto..Perdi meu filho de 2 anos recente, estou vivendo os piores dias, precisando de mta ajuda.

    Curtir

    1. Jessica disse:

      Não sei o que está passando, mas creia em Deus toda essa dor vai passar.

      Curtir

    2. Cici R disse:

      Oi Aline, Como vc está? Sinto muito pela sua perda, não consigo imaginar a dor que deves sentir. Um grande abraço.

      Curtir

    3. Aline querida, escreve pra gente no email desabafos@temosquefalarsobreisso.com.br ❤ Como você está?

      Curtir

    4. Valéria oliveira disse:

      Aline posso imaginar a sua dor apesar de não ter perdido meu filho. Ele tentou suicídio e foi embora com 19 anos . Me sinto envergonhada mas que dor horrível Só Deus para te confortar.

      Curtir

    5. Ana Flávia disse:

      Aline, que Deus conforte seu coração, imagino a dor que sentes, mas Deus é misericordioso e cuidará de você. Um forte abraço

      Curtir

  13. Vanessa Souza disse:

    Estou cansada de ter quer ser forte!
    Fui casada por 8 anos e tive uma filha linda que hj tem 4 anos! Meu ex marido muito infantil quia voltar a ser adolescente e sair com amogos e etc.Num belo dia acordou e disse que estava indo embora…ta certo que nosso casamento ja nao vinha bem, mas nesse dia sem mais nem menos acordou pegou td que era dele foi no meu serviço me entregou a chaves de casa e foi embora! Ficou um mes desaparecido até que apareceu quando busquei ajuda da defensoria pública. E enquanto td isso acontececia minha pequena estava sofrendo muito com td isso!
    E eu nao tive tanto apoio da minha familia,colocando para mim que éu teria que ser muito forte…e fui, ate aqui…pq cansei! Hj estou me sentindo a pior mae do mundo,pq minha filha da sinais de regressão do seu desenvolvimento social e eu ja estou no meu limite o que nao ajuda em nada a ela. Vivo com meu orçamento apertado tendo que me preocupar com tudo e quando lembro de mim e que eu exito …fico muito pior! Me anulei totalmente, nao consigo me enxergar como mulher apenas,mas sim como mae, pai ,dona de casa, profissinal que tem que se desdobrar para se manter no emprego…e fora isso passo meus dias orando a Deus para nunca deixar faltar nada para minha filha…estou simplesmente cansada!
    Cansada
    Cansada
    Cansada

    Curtir

  14. Fátima Pires disse:

    Ola boa tarde estou a viver com uma pessoa à 2 anos, e ele diz quê não consegue sentir amor por ninguém, nem pelos pais nem mesmo pela filha…isso é normal??? Nunca tinha ouvido uma coisa assim….obrigado

    Curtir

    1. Diana disse:

      É assustador. Me vejo em uma situação semelhante, vivendo com um homem que não tem sentimentos e despreza os sentindo alheios. Sou refém desse relacionamento, não vejo saída pra me desvincular sem causar sofrimento aos meus filhos. Parece que estou condenada a suportar esse cara, pois terminar tudo seria tão drástico, que prefiro ir empurrando com a barriga.

      Curtir

      1. Diana disse:

        Parece que estou lendo a minha história nesse comentário!
        Difícil conviver com um homem sem sentimentos.
        Eu só queria que ele falasse “bom dia”, ou pelo menos me respondesse quando eu falo!
        Relacionamento se constrói com diálogo, mas ele é incapaz de dialogar. Só fala quando é do interesse dele. Não aceita argumentos e foge quando é confrontado..
        Também me sinto presa a esse relacionamento, em nome das crianças, pois eu sei o quanto é triste e traumático ser filha de pais separados.

        Curtir

  15. Sarah Monteiro disse:

    Tenho uma menina de 1 ano. Sou cadada ha dois anos. Qiando engravidei nao foi planejado e passei toda a minha gestaçao angustiada e com medo. Trabalhei mto na gravidez e acho q fiquei muito cansada nesse periodo. Trabalhava fora e ainda tinha o serviço de casa. Meu marido me ajudava muito pouco, tinha que ficar pedindo pra fazer isso e aquilo… Quandoo nenem nasceu me senti mais sobrecarregada e insegura, minha mae me ajudou muito mas ouvi comentarios dela que me deixaram desmotivada, me sentindo incapaz. Os meses foram passando e ela crescendo, as coisas ficandp mais dificeis pra do mim. Nao voltei a trabalhar pq sentia q nao daria conta do trabalho, da casa e do bebe. Foi uma decisao mto dificil. Hj vejo as mulheres nos seus trabalhos sorrindo e me sinto mais triste ainda. Me sinto cansada… Meu marido disse q nao precisa me ajudar pq ele vai sair cedo pra trabalhar e eu vou dormir… Mas a minha jornada é de 24 horas… Meu bebe ainda acorda varias vezes a noite, ultimamente mais ainda. Minha mae continua me ajudando mas tenho q ouvi do meu pai que nao so boa mae como as mulheres de antigamente q cuidavam de varias crianaças e eu nao tenho paciencia com uma apenas e fico reclamando. Estou vivendo em um mar de nervosismo. A minha vontade de deixar tudo… Mas nao posso… Sinto falta d um tempo pra mim, so pra mim ver um filme, ler um livro, cuidar das minhas unhas…. Pro meu marido me ajudar tenho q ficar pedindo e pedindo, desisto de pedir, cansei. Tbm ele acha q como nao trabalho fora tenho q cuidar de tudo, da casa, do bebe e de le tbm. Mas quem cuida de mim? Ele tem o tempo dele, pra fazer as coisas q ele gosta e eu desde que o nenem nasceu nao sei o que é isso. Qria voltar atras pra minha vida de antes. Acho q fiz as escolhas erradas pra mimha vida. Tenho pena do minha menina q ta com 1 ano q tem q aturar uma mae q so chora, nao tem paciencia pra brincar e nervosa com ela. Nao converso com mais ninguem pq so recebo maus julgamentos…. Me sinto abandonada, sozinha, sem rumo. É isso.

    Curtir

    1. Maria disse:

      Sarah são muitas as preocupações, vc não está sozinha, acredito que 99,9% das mulheres casadas passam por isso, e sua bebê não tem culpa, quando sentir essa tristeza, olha pro sorriso dela, agradeça a perfeição que ela é, sua saúde, tem idéia de quantas crianças estão nos hospitais? Mantenha a calma, essa fase vai passar, tudo passa, quanto ao seu marido, converse e sim, peça quantas vezes for necessário, eles foram criados por mulheres que não ensinaram eles a fazer isso, apenas ensinaram a receber tudo nas mãos, grande abraço, eu tenho um de 7 anos e um bebê que vai fazer 03 meses, estou na mesma …

      Curtir

    2. Diana disse:

      Sarah, você é uma excelente mãe! Não se deixe abater pelas pessoas que dizem o contrário, pois só você sabe o que se passa em seu próprio coração. Sei que a opinião dos pais costuma ser importante pra gente, mas eles não estão sabendo te ajudar, por isso é melhor ignorar e tentar se afastar na medida do possível, convivendo só o essencial, para evitar que a situação piore. Quando meu primeiro filho nasceu, a situação com minha mãe chegou a tal ponto que passamos um tempo rompidas, para só depois reatarmos a relação, com muita dificuldade pra fazer com que ela parasse de se intrometer demais.
      Com o tempo e empenho a gente aprende a conquistar nosso espaço e se fazer respeitar.
      Quanto a seu marido, converse muito com ele. Se ele for minimamente humano, uma hora vai te entender. Mas tem cada homem tosco por aí… Se ele for um desses, aí fica difícil… Você precisa se fortalecer!

      Curtir

  16. Alice disse:

    Eu não tenho filhos, nunca quis ter, acho que principalmente pelo fato de ter sofrido abuso qdo era criança, nem vou relatar o caso pq todos os casos da maioria das pessoas são parecidos, enfim, passei grande parte da minha vida me sentindo culpada pelo que aconteceu, pq eu não fiz nada para evitar? Eu tinha entre 7 e 8 anos qdo começou, não fazia ideia do que fazer. Bom eu usei roupas largas e masculinizadas até os 20 anos, pq me sentia culpada pelo corpo feminino que eu tinha, e se algo a culpa ia ser minha. Hj em dia não sinto mais culpa, e demorou para cair a ficha, tudo por causa do modus operandis de todo abusador, ameaçar a criança de modo que ela se sinta culpada, errada, etc se obedecer o abusador, frases como “se vc contar para alguém, eu mato sua família” , “ se contar todo mundo vai achar que é uma vagabunda, culpada e todo mundo vai te odiar”, “ vou falar pra sua mãe que vc está dando trabalho e ela não vai mais gostar de vc”, e por aí vai, talvez algumas de vcs vão identificar essas palavras, me desculpe se for um gatilho, pra mim é. Eu gostaria muito que qdo eu era pequena meus pais deveriam me ensinar logo que eu começasse a falar, se alguém fizesse esse tipo de ameaça, “o não conte pra ninguém” era para eu fazer exatamente o contrário, contar pra eles, não acreditar nessas ameaças e que ele as pessoas são más, corra e peça por socorro. Infelizmente não dá para matar todos os abusadores, pedófilos e a fins, o que seria o ideal, o que eu acho é que talvez explicar para as crianças, explicar a verdade e incentivar a denunciar mesmo. Sei lá, talvez mudasse a situação de alguns casos. Eu estou com essa idéia entalada na garganta faz tempo. É isso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Diana disse:

      Muito bom você falar sobre isso! Eu, como mãe, agradeço o alerta e ficarei atenta com meus filhos. Vou procurar conversar sempre com eles sobre isso, principalmente com a caçula, que é menina.

      Curtir

      1. Thais disse:

        Eu sei que é difícil a sua situação, e eu não consigo imaginar a dor e até mesmo revolta que você sente referente ao abuso que sofreu.
        Mas estou feliz pela sua atitude de desabafar e alertar as outras mães. Você é uma guerreira! Não se esqueça disso. O que aconteceu foi injusto, e você não tem culpa disso.
        Posso garantir que ter um filho é realmente um benção. É um amigo (a) que você terá sempre, que vai te ensinar o que é amor de verdade e te proporcionar as melhores sensações do mundo…
        Mais só tenha filhos quando se sentir a vontade com isso, se estiver disposta a se dedicar, a educar e cuidar. Por fim, só peço para que tome cuidado para que o seu passado não estrague o seu futuro. A gente não consegue mudar o que já aconteceu, mais podemos escolher como vai ser daqui pra frente…

        Curtir

  17. Marcela disse:

    Boa tarde primeiramente qro agradecer por encontrar esse site e desabafar um pouco.sobre a minha triste e cruel história.

    Bom ha exatamente 10 meses eu namoro conheci meu atual namorado através de uma amiga Minha q tbem era amiga dele.
    Ele era solteiro solteiro sempre amigos se reuniam la pra fazer socialite.
    Em uma dessas festas Minha amiga me chamou e eu fui c ela.lá conheci meu atual namorado rolou um clima mais lógico ele me respeitou pq a gente estava bebendo.bebi muito e já tava embriagada com umas colegas elas estavam fumando cigarro de maconha eu já muito bêbada não conhecia e deu um trago passei muito mal desmaiei alucinei passei muito mal msm.ele cuidou de mim pediu algumas meninas pra me dá banho.e cuidou muito bem de mim com td respeito.entre esses amigos estava um amigo dele q praticamente morava c ele.Esse msm amigo quis abusar de mim pq estava inconsistente segundo o pessoal q tava la.
    Meu namorado me protegeu brigou c ele é deitou do meu lado agarrado a mim pq ele estava tentando me abusar.
    Depois de alguns dias comecei a namorar meu atual namorado
    É passei a ser amiga dos amigos dele principalmente desse canalha.sempre saímos juntos eu passava a maior parte do tempo na casa do meu namorado e ele sempre lá tbemate q qndo foi em julho de 2017 meu namorado foi viajar com os filhos dele nas férias como eu estava com os meus filhos não fui c ele.um certo dia uma amiga veio em casa com o namorado dela jantar e esse canalha q eu já o via como um irmão ligou e perguntou se tinha janta em casa falei q tava fazendo pq a Célia tinha ido jantar la ele falou q ia passar la pra jantar e e ia levar umas cervejas pra gente tomar falei q td bem.
    Jantamos bebemos e pus meus dois filhos pra dormir e fui beber c eles.ele já veio com insinuações pra mim.falei p ele q não trairia meu namorado nem a o Cristiano Araújo ressuscitasse. É que ele tomasse vergonha pq ele era o melhor amigo do Gue. Meu atual namorado.já tarde minha amiga foi embora é ele ficou cvsando c uma menina q ele chamou na rua eu tava me sentindo ruim fui deitar com as crianças. É falei q qndo ele fosse me chamasse PR mim fechar a porta.so q ele não foi.
    Derrepente eu acordei c ele Em cima de mim penetrando joguei os dois pés nele mais como tava embriagada voltei a dormir.no outro do acordei sem roupas e lembrei do ocorrrido me sentir mal quis me matar.não quis mais falar c meu namorado me sentia um lixo tinha nojo.e qria esquecer aquilo de qqr forma. Um mês depois descobrir q tava grávida liguei pra ele exigir q ele me falasse de ele tinha gozado em mim.pq meu namorado é vasectomizado.
    Ele sempre negando.até q meu namorado descobriu a gravidez eu tive q contar pra ele oq havia acontecido.ele por si ficou muito irritado mais ainda assim não descartou a possibilidade de ser o pai do meu filho.
    Meu filho está pra nascer e eu não sei os fazer
    Pq não acredito q possa ser do meu namorado e sim de um criminoso a quem eu olhava como irmão tenho medo de ir a um órgão pedir ajuda.ou vê oq posso fazer.
    Não qro ajuda do meu namorado até saber se é dele msm.
    Estou desempregada e tirando da minha comida pra cuidar da chegada da criança.
    É se eu tiver passando por tudo isso por um ato de um criminoso.e ainda o constrangimento de fazer meu namorado passar por corno.sem nunca o ter pensado em trair .tudo isso é ele que chegou me estuprou e ta ai de boa. Por favor qria tanto sei lá ajuda informações.não sei oq fazer.

    Curtir

  18. Carla Lemos disse:

    Preciso que me ajudem a lidar com uma situaçao que estou a passar com um dos meus filhos.
    O meu filho tem 14 anos, sempre foi bem educado, bom ouvinte e com as ideias bem vincadas. Ha um tempo para cá só se interessava pelo futebol. Dito pelos entendidos do futebol de formaçao excelente jogador com muita tecnica e muitas capacidades. chamado por todos os clubes grandes como porto, benfica e sporting. Tinha consciencia que o seu futuro seria jogador de futebol. Eu como mãe tentei fazer lhe ver que em primeiro lugar tinha que estar a escola e nao deixei que se afastasse da escola pelo futebol. Agora diz que nao quer ir para o futebol, que nao quer estudar e que nao quer ir ao ginasio… resumindo nao quer nada. tenho falado bastante com ele e tentando fazer lhe ver que a vida requer sacrificios e que a escola é obrigatoria. Mas todas as nossas conversas acabam sem conclusoes e ele sem mudar de atitude e agora quer desistir do futebol e do ginasio e so nao desiste da escola porque eu digo que é obrigatoria ate ao 12 ano. O que devo fazer? Deixo que desista do futebol e do ginásio ( coisas que sempre adurou fazer)?
    Sempre achei que educar era a tarefa mais dificil de uma mãe, mas agora acho que essa tarefa começa a ser ainda mais dificil do que eu pensava… Ajudem me por favor

    Curtir

    1. Evelyn disse:

      Olá, vc pode tentar uma ajuda psicólogica para ele, tentar entender o que aconteceu pra ele querer de repente desistir de tudo assim, espero ter ajudado, bjs

      Curtir

  19. Lilian Godoy disse:

    Sim, precisamos de tudo isso e mais, precisamos de armas jurídicas para vencer a Lei da Alienação Parental que os pseudo “pais” utilizam contra as mães e filhos após divórcio, para arrancarem nossos filhos e tortula-los numa inversão de guarda ou obriga-los a passar finais de semana com eles, isolados da mãe, para serem abusados e sermos todos proibidos de denunciar para não sermos consideradas incapazes de ter a guarda de nossos filhos. Armas políticas e jurídicas para derrubar essa monstruosidade no Brasil.

    Curtir

  20. Ana Lu disse:

    Penso diariamente como resolver os problemas que criei durante quase 1 no de crise geral na minha vida. Não acho solução. Durante um ano da minha vida batalhei com todas as minhas forças por 1 único objetivo. Consegui. Hoje após ter conseguido o que queria, me deparo com os problemas que criei durante esse um ano! Não consigo resolve-los. Agora só sinto vontade de morrer, sumir, desaparecer! Durante esse 1 ano que lutei por essa única coisa, sentia o mesmo desejo, a mesma dor, por um diferente motivo. Hoje 4 meses após ter conseguido o que precisava conseguir, sinto a mesma coisa, as mesmas vontades, entretanto, por motivos diferentes. Eu acredito que morrer seja a melhor coisa que posso fazer, afinal, não produzo nada de bom para o universo, não produzo nada de bom no meu trabalho. Não tenho coragem para me matar, não sei como posso fazer essa dor parar! Quero voltar a ser criança, ter 10 anos e nada de problemas insolúveis!

    Curtir

    1. Simone disse:

      Minha cara, tudo na vida passa! Os problemas passam e morrer é de um egoísmo tão grande que você verá daqui um tempo. Por pior que ache que é um problema, ele se agiganta somente para vc. Confie em Deus

      Curtir

  21. MR. OLLS disse:

    Um desabafo: no alto de meus 36, sozinho, sem família, sem parceira, e morando praticamente em um buraco alugado. A pior parte é que começo a a não me importar com nada. Quer dizer, não acredito em nenhuma religião, para mim tudo besteira, mas se seguir a ciência, somente somos poeira cósmica, quer dizer, procriando como animais, consumindo mais e mais, qual nosso objetivo e legado neste planeta? Vejo tantas coisas ruins que o ser humano faz que nem me decepcionam mais, uns pisando nos outros, luxuria, traições, sabe, acredito que o somente um recomeço nos colocaria no eixo novamente.A pergunta é: quem não gostaria de fazer a salvação do mundo? Restaurar os valores? Excomungar os inuteis e os hipocritas? Pensem nisto….quando começar a revolução?

    Curtir

  22. Ana disse:

    Só tenho chorado nos últimos dias, um vazio imenso toma conta de mim.
    Sou divorciada, tenho 31 anos e um filho lindo e maravilhoso de 9.
    Tive uma infância difícil marcada de abusos e agressões, falta de amor. Isso me trouxe danos e ate hoje sofro.
    Meu casamento foi forçado, casei pq estava grávida, ainda casada tive um problema de saúde grave precisei tirar o útero. Não posso ter mais filhos, enquanto casada não pensava muito nisso porque meu casamento era um tormento, agora não consigo saber como posso refazer minha vida. Me coloco inferior as outras mulheres jovens que ainda podem dar uma família pra algum homem, eu não posso, sinto meu filho cada dia mais solitário, sei que ele sente falta de irmãos. Me sinto culpada por não ter ido procurar outros médicos, outros meios, mas na época da doença eu sofria demais, vivia com hemorragias, não tinha qualidade de vida. Me sinto tão sozinha. Não converso sobre isso com ninguém, não consigo falar sem me entristecer, então é um assunto que evito. Não sei o que faço pra tirar essa tristeza de mim.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Raquel disse:

      Olá, Ana. Primeiramente, gostaria de te oferecer um abraço. Imagino o quanto deve estar angustiada.
      Pela sua fala, você parece estar sofrendo. Sofrendo por seu filho não ter irmãos, por situações de abuso na infância, por seu casamento não ter sido bom.
      Você tem acesso a psicólogos? Ou a algum tipo de serviço de saúde? Acredito que pode se beneficiar em buscar ajuda profissional. Você fez até o momento o que era capaz de fazer nas situações que a vida te apresentou. Muitas vezes precisamos enxergar que lutamos diariamente ainda que não estejamos no lugar que gostaríamos.
      Força! Você é muito jovem e te muitas coisas boas para viver! Acredite!

      Curtido por 2 pessoas

      1. Lilian Godoy disse:

        Ana, meu apoio total a sua dor querida. Sou filha única e tenho uma filha de 5 anos que é única também e não terá irmãos porque já tenho 45 anos e estou divorciada há 2 anos de um borderline, que luta na justiça para tirar a filha de mim. Não tenho nenhuma vontade de me envolver novamente com ninguém e mesmo que me envolvesse jamais teria outro filho.
        Não sou infeliz de ser filha única, mas seria infeliz se não tivesse uma mãe que não me desse todo apoio, carinho e segurança que minha mãe me dá. Não ter irmãos pode ser uma verdadeira bênção. Quem tem verdadeiros amigos muitas vezes estão muito melhores amparados e felizes do que aquele que tem mal irmãos. Sugiro que converse abertamente com seu filho e peça para ele falar se gostaria de ter irmãos, às vezes não, incentive-o a ter bons amigos, ensine-o a reconhecer o joio do trigo, não aceitar abusos em troca de pseudo amizade e dedique todo o seu tempo, amor e carinho ao ouvi-lo, seja muito presente na vida dele, o que ele pensa e sente, dê apoio às suas angústias. Acredito q já faça tudo isso, mas tente fazer um pouco mais, não o deixe quieto num canto sozinho, fale muito com ele sem ser invasiva. Pode ser que falar mais faça bem pra vocês dois e dismistifique medos que talvez não exista na realidade. Boa sorte !

        Curtir

    2. E. Sousa disse:

      Você tem que se colocar em primeiro lugar sempre! Antes de mais nada, você tem que pensar “eu mereço ser feliz” e não pensar “eu tenho que fazer alguém ser feliz!” Então seja feliz pelo filho que você já tem, aceite a mulher que você é! E acima de tudo procure ajuda, vá falar com um terapeuta e se recupere, você sempre poderá ter outros filhos adotivos. O mundo está cheio de crianças abandonadas apenas esperando um lar de amor. Posso te dizer que tenho um irmão adotado e ele não é sangue do meu sangue, mas ele faz parte da minha alma e do meu coração. Todos nós o amamos e acredito que você tem amor para dar não só para si mesma, mas para outros também. Você apenas precisa aceitar quem você é e se olhar no espelho e dizer o quanto é maravilhosa! Procure ajuda! Espero com todo meu coração que sua tristeza passe porque eu sei como é ser triste, é lutar contra si mesma todos os dias e tentar sobrevier e não vencer. Luz e amor na sua vida!!!!

      Curtir

    3. Vera Freitas disse:

      Ana, não se sinta infeliz, tem seu filho, agarre-se a ele, tente aceitar a vida como ela tem sido para si, vai ultrapassar tudo, verá.Mesmo não tendo mais filhos, qual o problema? Vai ainda aparecer alguém que goste de si pelo que é, com limitações, etc……..não é para que se sinta melhor mas vou confessar-lhe o seguinte:-Há 8 anos perdi meu único filho, 2 anos depois perdi meu marido…….tenho lutado sózinha para “respirar” todos os dias quando mais um dia se me proporciona, agradeço pelas lembranças, minhas memórias,e aqui estou superando…..superando……penso que agora vivendo, antes sobrevivendo.
      Um abraço solidário

      Curtido por 1 pessoa

  23. Claudia disse:

    Tenho quase 50 anos, separada do pai dos meus filhos. Um menino de 14 e uma menina de 10. Odeio meu trabalho, não me vejo uma boa mãe, me mudei pra uma cidade onde me sinto completamente sozinha. Meus relacionamentoa nunca são como imagino,passo o tempo todo postando mensagens positivas no Face, mas me sinto todos os dias como a mais negativa das pessoas. Se eu não acreditasse em reencarnação já teria me suicidado. Não me sinto merecedora de nada de bom, dou instável e queria ter alguém pra cuidar de mim…. Não aguento mais ser forte.

    Curtido por 2 pessoas

  24. Gessica disse:

    Você e só vc tem direito de decidir o que fazer com esta gravidez. Afinal, não é seu marido que vai arcar com tudo que você já sabe que a maternidade e a gravidez trazem de prejuízo para as mulheres, tanto na questão biológica e física (hormônios enlouquecidos, dores, parto, amamentação, etc) até no que tange ao emocional/psicológico. É seu direito de decidir. Se empodere, mulher!

    Curtir

  25. JCD disse:

    Olá gente preciso muito de uma luz
    Estou gravida e não consigo aceitar minha gestação. Vou contar um pouco da minha história
    Bem tenho um lindo bebe de 1 ano e 4 meses. Foi planejado demorei 2 anos para engravidar dele. Mas até que fiquei gravida e dai veio meu pânico, sofri muito no serviço o problema foi tão sério que passei com psiquiatra e psicólogo e acabei fazendo terapia. Passou tive um parto até bom e chega na hora de amamentar não tinha uma gota de leite, dai meu mundo cai novamente, tentei várias coisas e nadinha de leite. Decidi em não voltar a trabalhar resolvi cuidar do meu filho, e dai descobri o tão solitário que a maternidade é.
    E descobri também que eu me tornei mãe e que odeio a maternidade mas amo muito meu filho. Só que são tantas coisas que deixamos para trás ( sono, liberdade, trabalho etc )
    Só que eu levei um susto pois descobri que estou gravida novamente ( tomando remédio certinho) não queria mais filhos se pudesse fazia laqueadura no primeiro. Mas realmente está aí não tenho condições de abortar pois meu marido está super feliz com a gravidez e nunca me apoiaria nessa decisão. A questão que eu me sinto cada vez mais doente não tenho forças para nada queria tanto morrer, não estou agüentando essa situação. E ainda tenho que tirar forças não sei de onde para cuidar do meu bebe. Peço todo dia para Deus levar essa criança pois fico pensando tanta gente querendo um filho e eu aqui rejeitando um, mas tenho medo de não aceitar esse bebe. As pessoas dizem que vai dar tudo certo e tal só que não vejo luz nesse inferno que estou vivendo nesse momento. Odiei ficar gravida foi a pior sensação do mundo e agora novamente, não sei até quanto tempo suporto essa situação. Alguém que já passou por isso pode contar suas experiências

    Curtido por 1 pessoa

    1. Diana disse:

      Sei exatamente o que está passando… Também estou grávida de quatro meses e não consigo ter nenhum tipo de sentimento por esse bebê. Na minha primeira gravidez, que também não foi programada, após o susto inicial, logo passei a curtir a gravidez e esperar ansiosamente pelo bebê.
      Depois que ele nasceu, o pai pulou fora e fui mãe solo, entrando em forte depressão, que levou anos para melhorar.
      Também amo meu filho, mas odeio ser mãe. É agora que ele está com quase dez anos, outra gravidez indesejada.
      Transei uma única vez no ciclo todo, rapidinho, meu marido não ejaculou, mas um mês depois comecei a enjoar e descobri que estava grávida.
      Passei três dias fechada no meu quarto chorando, procurando Cytotec pela internet, mas duas semanas depois de descobrir a gravidez, decidi não abortar.
      Só que agora estou arrependida. Não consigo aceitar a gravidez, fico louca só de imaginar que vai nascer um bebê e vou ter que ficar a disposição dessa criança por meses, só limpando bosta e dando de mamar, ouvindo aquele choro insuportável dias a fio, sem dormir, sem vida social, sem trabalhar, sem a ilusão de que alguém vai vir me visitar e me ajudar.
      Ser mãe é uma merda!
      Fora a pressão da família e da sociedade para estar feliz e grata pela chegada do bebê. Não tenho o direito de estar em depressão, sou obrigada a estar feliz. 24 horas de fingimento por dia. Isso está insuportável.
      Amiga, estamos no mesmo barco.
      Boa sorte pra nós duas!

      Curtir

    2. Audrey disse:

      Jcd
      Eu entendo seu sentimento… A maternidade cansa muito… Especialmente com 2 bebês pequenos, que será em breve sua situação. Mas olha, você precisa:
      1. se acalmar e ver o lado bom da sua vida (tem um marido que está aí, feliz com a família que estão construindo e que aparentemente provê vocês…você é saudável e seus filhos também…filhos crescem rápido e logo estarão grandinhos te fazendo sorrir e brincar com eles)
      2. Vc tem mãe? Ou alguém que possa passar uns tempos com você e te ajudar?! Peça ajuda!
      3. Converse com seu esposo para ele te ajudar! Se alimente bem e procure dormir.
      4. Se puder, faca terapia. E importante falar

      Curtir

    3. A disse:

      Respira e se acalma, não passei por duas, somente uma, mas nessa chorava muito. Sonhava em dormir e acordar sem estar grávida. Nao seu culpe por isso. Hoje meu filho é tudo que tenho. O seu cansaço, problemas, que tem feito você se sentir assim. Não desista. Força mulher!!essa família precisa de vc, rasteje…mas não pare. Chore…mas nao deixe de sorrir. Um abraço apertado.

      Curtido por 1 pessoa

    4. M. disse:

      Por experiência própria não aborte. Não faça isso com vc e principalmente com um ser que não pode se defender. Eu cometi essa burrada uma vez quando ainda era jovem e até então pensava que tinha me livrado do problema, mal sabia eu que eu acabava de deixar esse problema ainda maior e pior, eterniza-lo, pq minha consciência bateu forte algum tempo depois, o desequilíbrio vindo deste ato nao desejo a mulher nenhuma e pior nao tem como desfazer. Tenha seu filho, ame-o como puder e procure ajuda da sua familia, amigos e principalmente ajuda profissional.

      Curtido por 1 pessoa

  26. Diana disse:

    Estou grávida de quatro meses, foi uma gravidez inesperada e até agora não consigo me sentir mãe desse bebê. Sou casada e tenho um filho de outro relacionamento, anterior ao casamento. Meu maior pesadelo era ter outro filho, quando descobri que estava grávida passei dias planejando o aborto, mas não tive coragem, pois meu marido ficou muito feliz com o bebê. Não consigo me sentir feliz com a gravidez nem por um minuto. Às vezes penso em entregar o bebê para meu marido criar e sumir depois que o bebê nascer e desmamar. Minha vida está uma droga, acordo e vou dormir sem ânimo, mesmo sabendo que deveria estar alegre e grata por tudo de bom que tenho na vida. É difícil fingir felicidade o tempo todo…

    Curtir

  27. Anônima disse:

    Me casei aos 22 anos, com um homem 21 anos de idade a mais.
    Eu o amava ou amo, já não tenho certeza.
    Eu sinto minha vida indo embora, e eu não estou vivendo.
    Trabalhamos juntos, e ele fica com todo o dinheiro arrecadado, me privando financeiramente. Ele está sempre no controle.
    Aos fins de semana, ele vai ao nosso comércio e fica lá, e eu sozinha.
    Se eu reclamo, eu sou ruim e insensível.
    Hoje com 36, vivo uma vida menos ativa do que alguém com 70.
    No sexo, eu tenho que compreender, que ele não consegue todos os dias, mas quando estamos na cama, ele se realiza e vai pro banheiro, e eu fico olhando pro teto, me perguntando: -e, eu?

    Eu não consigo evoluir ao lado dele!
    Me sinto bloqueada!

    Curtir

  28. Helio Machado disse:

    Thais me inspirou muito sua história! Um filme passou na minha cabeça e vou gravar um vídeo contando nossa história e espero que sirva para muitos como vejo que ouvir sua história me fez bem e também a muita sorte mulheres e famílias que passaram por situações semelhantes!

    Curtir

  29. Lins disse:

    Eu cheguei a acreditar realmente que poderia ser diferente, eu acreditava num possível final feliz, acreditei em suas palavras e mais uma vez me encontro num abismo profundo, frio e doloroso. Sao dias e noites difíceis, me reerguer ta difícil, to tentando nao transparecer tamanho sofrer, to me mantendo distante porque assim eu evito explicações.
    Eu preciso de você, eu ainda nao sei em que momento a gente se perdeu( ou você se encontrou)
    Eu to perdida em muita coisa eu ainda nao consigo entender cm é capaz de amar duas pessoas ao mesmo tempo (particularmente creio que nao seja possível, mas por mais que eu tenha essa certeza eu ainda acredito no seu EU TE AMO)

    Curtir

  30. Talitha Bewlay disse:

    Uma amiga me mandou o link. Meu filho foi planejado, o pai dele quem inclusive propôs, sabia que eu queria ter filhos. Aí, com cinco meses de gravidez, ele tomando lsd todos os dias me traiu e me jogou na rua. Trabalhei até um dia antes do João nascer, contei com o apoio dos amigos, rolou até uma vaquinha pra me auxiliarem com as despesas. Aí ele se reaproximou quando meu filho nasceu. Não me julguem, eu gosto dele ainda, e permiti. Mas foi abuso atrás de abuso, virei amante de meu companheiro, ele me traiu de novo e me torturo psicologicamente, tenho os prints das conversas. Ele andou sendo preso por TRÁFICO DE DROGAS, EU E UMA AMIGA QUEM CORREMOS COM ADVOGADO. Agora precisei me mudar E ELE NÃO MOVEU UMA PALHA, NÃO TEM FEITO A PARTE DELE NAS DESPESAS, NOSSO FILHO COMPLETOU UM ANO E DOIS MESES!!! Vou cobrar(ele paro de vir) e o encontro na cama com uma travesti, que pelo jeito ele assumiu como a nova namoradinha. Ela o monopoliza e nem nos deixa a sós pra conversar, outra criatura mau-caráter que fica ostentando as droguinhas dele e a relação no instagram! Estou entrando com pedido de pensão e guarda exclusiva. Adoraria que tivesse um jeito de tirar o nome dele da certidão, como ele já escreveu para mim(!!). E ainda fica mostrando foto de meu bebê pras peguetes para se exibir omo “o paizão”. Dei muito duro por nós, por ele, quem conhece nossa história SABE, E AGORA SOMOS DESCARTADOS. Ele tem uma menina de seis anos no sul pra quem também nunca dá nada.

    Curtir

  31. Katia Almeida disse:

    Quero participar e ajudar.

    Curtido por 1 pessoa

  32. Katia Almeida disse:

    A Mônica Martelli publicou no Instagram o site e me interessei em ajudar. Sou mãe a 15 anos, talvez possa ajudar.

    Curtir

  33. daniela moura disse:

    sem querer achei esse site hoje e pelo pouco que eu pude ler ja estou formando opiniões diferentes e de como agir diferente em relação a filho a familha pois sou mãe e ja passei e estou passando por problemas parecido e se alguém precisar da minha amizade -pra converssar estou a disposição

    Curtido por 1 pessoa

  34. Leticia disse:

    Queridas mães
    Já passei por tudo isso quando meus filhos eram pequenos. Muitas vezes me senti pequena e exausta e tb achava que a fase difícil nunca acabaria. Mas apesar de todas as dificuldades, nunca perdi a esperança de dias melhores junto com eles. Parecia que as crianças demorariam a crescer, mas sem eu perceber e com muito amor e dedicação extrema a que me doei, eles cresceram rápido e felizes. Por um tempo deixei minhas escolhas de lado em prol do melhor para eles, pois nunca quis me culpar por nada em relação a eles e, para mim, o bem estar deles era a minha maior felicidade.
    Vocês também são capazes, basta amar incondicionalmente, ter muita paciência, não perder a esperança e ter fé em Deus que tudo se resolverá, antes mesmo que se dêem conta. Apesar que filho, é para a vida toda e nossas vidas, nunca mais serão as mesmas, mas é possível sim, sermos felizes novamente!!

    Curtido por 1 pessoa

  35. B. disse:

    Não estou suportando a possibilidade de estar grávida do meu segundo filho. Não estou nada bem ..Nem fisicamente ,nem psicologicamente, e muito menos financeiramente… Vou desmoronar a qualquer momento,parece que a morte está próxima.ja tenho um filho de 6 anos,o amo muito.. sinto pena dele. Me tornei uma pessoa mãe.. não nasci para ser mãe.. não quero outro filho..Me sinto muito mal fisicamente.. muito doente.. minha mentruacao veio estranha mês passado,e ficou uns 15 dias vindo um risco,as vezes bem marrom,outras,rosa.. muito enjôo,dor no estômago, me impossibilitando de fazer qualquer coisa. E eu usso ,já a alguns anos,maconha,fumo um baseado por dia,estou com a psique muito abalada,mil medos,medos por fumar maconha,e estar realmente grávida,medo de estar doente,de morrer.. mas não consigo sair do lugar,buscar ajuda.. uma depressão horrível tomou conta de mim. Não consigo nem pensar direito 😞😖

    Curtir

    1. Camila Canholato disse:

      Moça, calma! Primeiro passo é ter certeza da gestação. Diante do resultado você verá o que deve fazer: Caso o exame dê negativo, procure o
      médico ginecologista para descobrir o motivo da menstruação estranha; reveja seus métodos contraceptivos, independente do tipo de relação que você mantenha use camisinha; reveja o uso de métodos hormonais pois eles mexem profundamente com nosso emocional.
      Caso seu exame dê positivo, inicie o pré natal, converse com seu médico sobre seu estado emocional e solicite acompanhamento psicológico. Sei que a maternidade parece profundamente cruel conosco, mas isso vai passar. Tenho certeza que você é boa mãe, percebo isso pelo fato de se preocupar com o bem estar de seu filho. Se precisar, estou aqui. ♥

      Curtido por 1 pessoa

    2. Carolina disse:

      Percebo que você está se sentindo confusa, ansiosa e amedrontada… tente entender quais necessidades básicas estão causando esses sentimentos. Muitas mulheres se sentem aprisionadas pelos filhos por perderem sua autonomia e independência temporariamente. Veja bem, seu filho irá crescer e nada está perdido. Sempre podemos recomeçar!!! Recomendo que você evite usar maconha, ao menos por uns dias, pois ela altera seu estado mental e dificulta que você veja a realidade com clareza. Aos poucos você vai notar que droga nenhuma faz diferença pra melhorar sua vida…beba água, respire fundo, coloque uma música suave e tente ficar sentada por uns minutos, de olhos fechados, apenas respirando…perdoe-se, ame-se, faça uma oração, agradeça por ter chegado até aqui e peça força para seguir… Alterações na menstruação são mais comuns do que se imagina, pode ser estresse, falta de sono, falta de atividade física, má alimentação…faça um teste de farmácia para eliminar dúvidas, e fique calma. Todos nós iremos morrer algum dia, isso é inevitável. Então aproveite a vida, tome uma atitude consciente para que seu corpo e mente não adoeçam. Brinque com seu filho, cuide da sua saúde, fale com Deus!! Você verá que existem muitas pessoas dispostas a ajudar. Abraço.

      Curtir

    3. Diana disse:

      Também estou grávida do segundo filho, mas não reconheço como mãe. Odiei ser mãe a primeira vez, mesmo não tive desejado a nova gravidez, acreditei que seria diferente, mas estou péssima. Também não nasci pra ser mãe! Não me vai com um bebê no colo daqui a cinco meses. Fazendo xixi, cocô,mamando e chorando o dia inteiro. Isso pra mim é um inferno! Sei bem o que está sentindo, e torço para que consiga superar essa fase.

      Curtir

  36. Vanessa lobo disse:

    Tenho 42 anos e dois filhos,uma menina de 10 anos e um menino de 1 ano e 8 meses.Preciso de ajuda,depois que engravidei do segundo filho, me afastei da primeira, e não sei explicar, não sinto tanto amor por ela assim. Não consigo dar carinho, e eu estou sofrendo com isso tbem.

    Curtir

    1. Mah disse:

      Oh querida, que coisa difícil! A gente fica tão perdida nessa névoa de criançada que temos dificuldade de olhar pra dentro de nós. E 10 anos é uma idade tão difícil, né? Já pensou em pedir a visita de outra mãe? Já pensou em fazer terapia? Considera a possibilidade de estar em depressão?
      Com o bebê a criança maior parece um gigante, uma intrusa, né? Mas ela também deve sofrer muito com esse rompimento, e espero que você consiga o quanto antes se reconectar com a mocinha! ❤

      Curtir

  37. Paula disse:

    Minha bebê só chora, tem 8 meses.. não mama mais leite materno, não gosta de fórmulas , não come frutas, não gosta quase de comidas salgadas.. Tudo é uma tortura, levo na pediatra ela diz que não está ganhando peso, eu em contra partida estou gorda , ela não dorme direito, nada está bom, fica ranhetando o dia todo.. Não sei mais o que fazer, estou estressada , sem energia pra cuidar dela.. Só consigo pensar no porque de ter tido ela… Não consigo ter carinho por ela, não vejo graça nenhuma na maternidade, me sinto frustrada, e tenho outra filha de 10 anos que é boazinha e infelizmente está presenciando meus ataques nervosos… Marido trabalha muito, entende a situação mas tbm não sabe mais o que fazer.. Tenho vontade de dar ela pra alguém.. Ou de sumir as vezes.. Sinto que só não o faço por causa da mais velha.. O que posso fazer? Me ajudem.. Depois me arrependo desses pensamentos, mas não consigo mudar o sentimento.. Estou tão perdida 😯😢

    Curtido por 1 pessoa

    1. Flávia disse:

      Paula,sei bem o que é isso.Primeiro é normal,crianças entrarem nesse período de birra para comer.Sabe o que você pode tentar fazer?Vá mudando o leite até ela se adaptar,tenta dar frutas,sopas…se ela recusar.Não fica nervosa.Isso deixará você e ela mais nervosa.Vá tentando.
      Coloque-a perto de vcs.Junte a mais velha e ela para cozinhar.Com a mais velha e vc,ela irá aprender aos poucos que isso é normal.Coloque uma música infantil.Tipo Palavra Cantada,vão ouvindo a música…
      Lave o brócolis e cozinhe pouco.De um pedaço na mão dela.Deixa ela sentir a comida.Faça isso com batata doce,cenoura. ..e etc.De para ela sentir.
      Prepare a comida de todos,junte todo mundo para comer, para ela sentir que é rotina.
      Pode ter certeza,você vai conseguir.
      Fica em paz,um grande beijo.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Elaine Garcia disse:

        Oi Paula, é díficil alguém tentar ajudar de fora da situação, mas creio que o que está acontecendo vai muito além da questão do alimento ou do sono, é uma questão de se conectar ao seu bebê. Ela percebe que sua mãe não está bem, que está triste, cansada, e ela capta também seus sentimentos de rejeição. Ela não sabe como agir diante de uma situação dessas então reage como pode, deixando de comer, acordando a noite, para que você consiga perceber sua luta, sua tristeza, sua necessidade de conexão. Ela é apenas um bebezinho, que chegou ao mundo a pouco tempo e agora está imersa num mundo adulto cheio de problemas, falta de tempo, de amparo e não sabe de que maneira reagir e lidar com essa situação. Acredito que antes de tentar qualquer atitude em relação as questões práticas de ordem fisiológica como você descreveu: comer, dormir, etc. É preciso que você avalie a cena emocional em que vocês se encontram. Você precisa receber apoio emocional, seja do seu parceiro, de familiares, amigos, para que você tenha forças para olhar para dentro de você, afastar a tristeza, os maus pensamentos, e retomar a conexão emocional com sua filha. Tente começar conversando com ela, dizendo o quanto a ama, mas que você se sente cansada, sozinha, perdida, culpada, etc. Deixe que ela saiba o que você está sentindo, mas deixe claro para ela que você é adulta e apesar de todos esses problemas você irá conseguir superar a situação, e que ela não precisa se preocupar. Fique próxima dela, brincando, fazendo carinho, pegando no colo, cantando músicas, para que o dia se torne mais leve para vocês duas. Me parece que sua pequena está tão cansada e estressada quanto você. E se você tiver a possibilidade leia o livro da Laura Gutman: A maternidade e o encontro com a própria sombra. Me ajudou muito, pode te ajudar também. Tenha fé querida, as coisas irão se resolver.
        Um abraço!

        Curtir

    2. angellstore disse:

      Paula,
      Meu filho mais novo era assim, não dormia, não comia, um ranheta de carteirinha…chorava e gritava, eu ficava exausta….a técnica que usei para não pirar foi viver um dia de casa vez…eu ficava dando de mamar ( ou tentanddo dar de mamar) até as 5 da manhã e às 6:30 hs eu tinha que levantar para preparar e levar o filho mais velho de oito anos, para a escola, então eu levantava, olhava no espelho e dizia: “Por hj eu vou conseguir aguentar a pressão e dar conta de tudo, amanhã eu não sei…Só foco no hoje” e eu consegui . Em relação à alimentação, eu também dava os legumes, frutinhas, bolachinha, pao na mãozinha dele para ele experimentar 🙂 Vai com calma que tudo vai se ajeitar! Beijos

      Curtir

    3. Mah disse:

      Ai, Paula, isso parece tanto com depressão, querida! O que você espera que outra mãe possa fazer pra te ajudar? Eu acredito muito que vc precisaria de um terapeuta, mas o problema a gente cura é na lida diária, e só o fato de ter ajuda vez em quando pode ajudar você a se reposicionar consigo mesma. Um abraço apertado, querida! Te entendo!

      Curtido por 1 pessoa

  38. Janaina disse:

    Boa Tarde!
    Fiz uma conta recente no instagram que trata a respeito de moda mas tb sobre maternidade..Passei por algumas dificuldades e nunca encontrava relatos condizentes com aquilo que eu estava sentindo…era tudo muito florido ou virava motivo de piada…as mulheres quando tornam-se maes nao deixam de ser humanas…elas continuam tendo as mesmas percepcoes e os mesmos sentimentos de antes…nao entendo pq as pessoas tem receio de compartilhar verdadeiramente o que estao sentindo…entao fiz essa conta no instagram para compartilhar minha opiniao, minhas experiencias de uma forma real e acolhedora…achei muito bacana esse espaco aqui ! parabens pela iniciativa.
    Quem quiser conhecer meu insta, o perfil e aberto: ona_inha e os posts em questao estao com a hashtag: #nãoestavanacartilha. Espero que vcs se identifiquem e gostem !!!
    bjs

    Curtir

  39. Ana Flavia disse:

    Olá tenho 31 anos,sou mãe de um menino de 12,uma menina de 3.Acabei de perder meu filho.Nasceu morto.Foi uma gestação difícil,tive descolamento de placenta no começo,cuidei.Estava tudo normal…
    Tudo mesmo.Mas eu passava muito nervoso,sou ansiosa…sentia uma pressão enorme,fumava escondida…sempre. Mas me culpava toda hora.Nao estava dando conta da casa,não arrumava direito…era cobrada pelo meu marido toda hora.Nisso descontava no cigarro.
    Acabou que senti dores,fui para consulta e meu médico disse que estava bem,mas não estava.Fui para o hospital e descobri que meu filho estava morto.Está sendo a pior dor de todas.
    Me culpo toda hora…

    Curtir

  40. Fernanda Garcia disse:

    Tenho 38 anos, um filho lindo de 5 anos.
    Namorei 5 anos e me juntei por mais 15 com meu primeiro namorado, tivemos um filho em 2012, e depois disso minha vida virou do avesso.
    Engordei muito na gravidez, e meu leite secou no pós parto, e sofri com dores horríveis durante dois anos após por causa de um mioma enorme…que custei a operar por falta de dinheiro e coragem de enfrentar uma nova cirurgia.
    Após isso…corpo deformado…sentindo tudo negativo,não queria mais meu companheiro, mudei de religião e de profissão.
    Agora separada há 1 ano e 5 meses, estou passando mega dificuldades financeiras!
    E só Deus sabe como meu filho é difícil comigo, ele me testa muito e tem dias que sou eu que não tenho um pingo de paciência mesmo.
    Hoje mesmo , ele no banho deixou água entrar no ouvido eu dei um tapa, em seguida, ele deixou entrar mais água encerrei o banho e o chamei de tapado.
    E ele começa a me chamar de chata, feia, e não para de falar…mais tapa…ele me enfrenta!
    Não me obedece.
    E são tantos problemas que mesmo anônima não dá pra contar tudo.

    Curtir

    1. Joana disse:

      Nao se culpe, voce esta fazendo o melhor que consegue fazer no momento. É a única mãe que seu filho precisa ter.

      Vale a pena assistir essa palestra sobre a Comunicação Não Violenta, ajuda muito a criar uma conexão.

      Legendado – https://m.youtube.com/watch?v=DgAsthY2KNA

      Dublado – https://m.youtube.com/watch?v=uxABJFS1_j8

      Curtir

      1. Joana disse:

        Pesquise sobre educação não violenta. Muitas pessoas que passam por isso estão conseguindo mudar essa realidade. Acima de tudo, tente sempre criar pensamentos positivos para conseguir ver novas possibilidades e melhorar a cada dia seu caminho.

        Curtir

  41. Valeria disse:

    Parece que estou enlouquecendo! Tenho dois filhos de 7 e 4 anos que parece que foram treinados pra me tirar a paciência! Eles são agitadissimos, desobedientes, se eu mando sentar eles levantam, se mando levantar eles sentam! Entende?!? Eles não fazem nada do que eu mando, parece que não sou ninguém pra eles! Estou feito uma mulher que fez um comentário aqui que ela diZia que se sentia um monstro Pq batia na filha e perdia a paciência toda hora! Faço o mesmo, prometo toda noite que no outro dia serei diferente mas não consigo, algumas vezes já desejei morrer por não saber mais o que fazer com eles! Me ajudem pelo amor de Deus!

    Curtir

    1. Joana disse:

      Vale a pena assistir essa palestra sobre a Comunicação Não Violenta, ajuda muito a criar uma conexão.

      Legendado – https://m.youtube.com/watch?v=DgAsthY2KNA

      Dublado – https://m.youtube.com/watch?v=uxABJFS1_j8

      Curtir

    2. angellstore disse:

      Valeria, já tentei lhe responder algumas vezes mas nada parecia bom o suficiente para o sofrimento que está passando. Como já senti a mesma coisa, sei bem o que é se sentir assim. Quando olho para trás e me pergunto por que sofri tanto, vejo que eu estava isolada, sem pessoas boas o suficiente para me dar carinho e suporte emocional, somando- se a isso as pressões e obrigações, e o esgotamento mental e fisico e também as cobranças externas e as que eu mesma me fazia…. Difícil não é?? Porque hoje em dia temos que ser perfeitas……nós nos cobramos isso. Relaxa Valeria, e olha para seus filhotes de uma forma imparcial….talvez eles externem toda a tensão que sentem em você. Procura fazer coisas diferentes com eles, procura colocar uma programação especial de musica relaxante que eles gostem, deitem no chão e brinquem de olhar as formas das nuvens…deixa os minutos passarem…. As horas passarem…..esses momentos não voltam…curta isso e faça- os sorrir, dar risada, gargalhar e ria com eles. Você é tudo de lindo para eles, saiba disso. Fale mais baixo ao invés de falar alto…Aps poucos tudo vai se acalmar, e você vai se reencontrar . Beijos

      Curtir

  42. Renata Moço Chaleira disse:

    Parabéns pela iniciativa.
    Sigo-vos em Portugal. Como vos posso contactar?

    Curtir

  43. Maysa disse:

    Me tornei um mostro em forma de mãe. Estou estragando a melhor época da vida minha filha. Bato, grito, ameaço , ela esta sendo uma.criança triste e insegura. Exigo muito dela , sou intolerante ao erros dela. Todos os.dias de manhã prometo pra mim.mesmo que vai ser um dia diferente, que nao vou brigar com ela mas, na primeira correção já transformei no mostro novamente. Acho que ela viverá melhor sem mim. Penso até em deixar esse mundo, não posso tortura-la assim. Preciso de ajuda pra.expulsar esse mostro de dentro de mim.

    Curtir

    1. Ana disse:

      Por favor, CONTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO em algum lugar. Pode ser no posto de saúde, ou para o pediatra dela. FALE na escola ou numa igrejas, ou delegacia, centro de assistência social. Não adianta prometer toda a manhã, você está protegida pelo sigilo, por isso não consegue tirar isso de dentro de você. No exato dia em que contar e quebrar o sigilo o monstro vai embora.

      Curtido por 1 pessoa

    2. NATALIA disse:

      Procure ajuda!!! Não fique em casa… Saia… Realmente conte para alguém na sua religião, na escola… Não deixe isso continuar!!! Tome o controle da sua vida! Você consegue! Você é corajosa!! Vá saia busque ajuda!! Vc não quer fazer isso com sua filha…

      Curtir

    3. Maria Luísa Travassos disse:

      Oi. Sei bem como se sente. Tenho 3 filhos e passei por períodos de depressão e transtornos de humor. Mas, tenha certeza de que há saídas. Você tem alguém próximo pra conversar e dividir está sua dor? Acabei de entrar na página e não sei se podemos colocar dados pessoais. Mas se quiser posso conversar com vc no Skype, whatsapp ou onde desejar.

      Curtir

    4. Carolina disse:

      Maysa, me parece que você trata sua filha da mesma forma que você trata a si mesma… Ame-se, perdoe-se, você é um ser humano e não é perfeita, porque ninguém é perfeito… Todos nós temos necessidades, mesmo adultos, a gente conserva uma criança interior que precisa de atenção…quais são as suas necessidades? O que está faltando na sua vida que faz com que você tenha essa atitude para com sua filha? As crianças nos trazem ensinamentos preciosos, os filhos são uma grande oportunidade de aprendermos a sermos melhores para nós mesmos (experiência própria).

      Curtir

  44. Tristeza disse:

    Pra mim está sendo tudo muito difícil pq sempre achei que minha mãe iria me apoiar no puerpério e no entanto ela só sabe falar “brincando” que eu souu louca. Meu relacionamento com meu parceiro está péssimo, impossível de se aguentar. Não consegui amamentar exclusivamente no peito e isso me frusta e me faz chorar. Minha BB tem 5 meses e sempre acho que poderia ser uma mãe melhor para minha filha. Choro quase todos os dias. Como saber se os nossos bebés gostam da gente?

    Curtir

  45. Camila disse:

    Aki vai o desabafoe a dor de uma mãe por não amamentar exclusivamente seu bebê.
    Minha filha Rafaela, hj completando 2 meses nunca teve o privilegio de ser amamentada exclusivamente por mim e nesses 2 meses ainda choro inconformada sem saber onde esta o erro: se foi a maternidade q me dispensou sem ao menos me instruir a amamentar, se fui eu q no momento da descida do leite nao soube como agir, se na verdade eu geneticamente nao tenho mto leite ou se corri atras do prejuizo tarde demais…
    Vou contar a minha historia… Minha primeira gravidez, todas as duvidas possiveis e minha G.O tao seca e insensivel… minhas consultas nao demorava mais q 10min e as minhas perguntas saiam do consultorio junto comigo entaladas por nao terem tempo de sair… Ultimo ultrassom (37semanas) e Rafaela continuava sentada sem chances de mudar de posição e ja estava formadinha, prontinha pra nascer e minha placenta desde o inicio da gestação sempre em alerta por ter pouco liquido…
    39 semanas e 2 dias e voltei ao retorno medico ciente q faria a cesarea nakela msma semana e pra surpresa a carrasca da medica agendou somente para 40 semanas pois era qndo ela tinha horario disponivel na sua agenda (sendo q eu nao fazia questão nenhuma q ela fizesse meu parto mas ela nao podia perder a chance de ganhar mais dinheiro as minhas custas)
    No msmo dia a noite tive contrações e fui para a maternidade, chegando la ja estava em trabalho de parto, com a placenta sem liquido nenhum entao fizeram uma cesarea de emergencia… Rafaela nasceu de madrugada , as 3:14 da manha pra ser mais exata e desde esse momento começou minha luta pra amamentar… Na recuperação esqueceram de me sedar pra descansar e o sedativo foi aplicado no momento q estava indo pro quarto… Meu marido do meu lado e eu variando de sono com a bebê no colo e duas enfermeiras, uma em cada seio me amassando, isso msmo amassando, ate eu sangrar de dor… Nakele dia percebi q nao tinha bico mas Rafaela sabia mamar, sugava com toda sua força mas nda saía… Ate q dei um basta nas amassadas pois a menina ja estava mamando sangue em vez de colostro…
    No outro dia as 12hs tive alta e fui pra casa com mta mas mta dor no corte pois nao me aplicaram medicação, tomei apenas 8 litros de soro q só serviram pra me deixar mais inchada do q estava…
    Primeira coisa ao chegar em casa foi comprar a formula pois a menina ja chorava de fome e o peito ainda rachado e sangrando e eu sem coragem de oferecê-lo a ela… Passaram 3 dias e no banho percebi meus seios duros, com caroços e latejando, pensei é o leite q desceu, mas a menina ja estava acostumada com a mamadeira e nao keria nem saber de peito… Com 10 dias inconformada por ela desprezar o peito, fui ao banco de leite e la me ensinaram a relactação onde utilizava a sonda pra ensiná-la a mamar no peito novamente… Ela mamava a mamadeira toda no meu peito e no intervalo eu tentava ordenhar pra ajudar na produção do leite e no fim ela ja estava mamando em mim mas sempre completando com a mamadeira pq o leite ainda era pouco… Procurei outro G.O e me indicou o plasil para o aumento da produção do leite, tomei 2 caixas e a unica coisa q aconteceu foi meus peitos estralarem de dor e o leite continuava na msma… Hj estou desistindo, pq ja lutei de todas as formas e estou tentando me conformar por nao ter leite para oferecer a minha filha e saber q ela esta com anemia por nao tomar leite materno me faz chorar todos os dias.. Ja nao sei oq fazer mais, mas ainda tenho esperança de uma luz no fim do tunel, pq sou mãe e mãe nao desiste…😢

    Curtir

    1. Paula disse:

      Olá Camila! Eu também tive problemas para amamentar. Você participa de algum grupo de mães? Isso ajuda muito! Você amamenta também a noite? Isso ajuda a produção de leite. Seu relato é de janeiro, não sei se ainda está amamentando, mas se não, não se sinta diminuída por isso. Ser mãe é muito mais do que amamentar e com certeza você sempre quis o melhor. O começo é geralmente muito difícil. A gente precisa de muito apoio. Pode acreditar, horas melhores virão!

      Curtir

      1. NATALIA disse:

        Olá eu tb tive problemas ao amamentar… Acho que a maioria das mulheres têm… Caso vc não esteja amamentando NÃO se culpe… Não recebemos o auxílio necessário na maternidade… E no geral as pessoas não entendem do assunto para nos ajudar… Busque um auxílio psicólogico … Ou um grupo de Amamentação… Indico o matrice no face… Pode recorrer tb a uma consultora de amamentação… Pegue indicação lá no matrice tb… Tem que ser boa…

        Curtir

  46. Karla disse:

    Estou vivendo imersa em um inferno que aparentemente só piora e eu já não sei o que fazer. Não existe alguém com quem eu possa me abrir, e às vezes converso comigo mesmo, com o céu, para não ficar louca.
    Sou casada a quase 7 anos, me anulei completamente para estar aqui e ter uma família, e hoje colho os frutos dessa anulação. Inexisto, vivo para os outros.
    Quando me casei, tinha acabado de largar a faculdade, não estava conseguindo pagar, e meu pai me largou na mão, mesmo tendo como o fazer.
    Desisti!
    Nessa época, eu namorava meu marido, porém nessa fase, já não era completamente apaixonada por ele, mas depois de passar a vida inteira vendo o tratamento abusivo que minha mãe recebeu, eu achei que deveria ser grata e ficava com dó de acabar com tudo, já que ele gostava tanto de mim.
    Ele propôs casamento, eu louca p sair de casa, aceitei. Nos casamos em março de 2010, ele com um filho pequeno de outro casamento, e eu completamente crua. Nunca nos demos bem ( eu e a criança, apesar de tentar), pq aquela não era a minha vibe. Eu queria ser livre, viver, ser feliz e dona de mim finalmente, já que sempre fui abafada dentro da casa dos meus pais, já que “prendam suas cabritas, pq meu bode está solto” era lema.
    Não queria ter obrigação com uma criança antes do tempo. Quis me separar na época que entendi isso, porém nosso casamento dava certo, era a única oportunidade que eu via de realmente ser feliz.
    Consegui um bom emprego e ao invés de retomar a faculdade, fui cuidar da nossa vida, das nossas coisas. Montar casa fofa e tal. E assim o fiz.
    Com dois anos e 4 meses de casada, engravidei da minha primeira filha. Nessa época, meu marido começou um novo projeto em outro estado. Assim que ele foi tocar as coisas, descobri uma traição. Ainda não sabia que estava grávida. Porém se não tivesse engravidado naquela época, tenho certeza que mais cedo ou mais tarde, teria me separado, pq depois que descobri a gravidez não procurei por mais nada para me poupar.
    Fiquei a gravidez toda sozinha, com visitas esporádicas dele. Me virei em tudo sozinha, montei enxoval, quarto, paguei parto, pré-natal. Tudo sozinha. Foi difícil, porém eu me sentia muito bem, e foi uma experiência boa, pq ali eu vi que não dependia de ninguém para poder sobreviver, muito pelo contrário, eu me virava até melhor que com alguém me ajudando.
    Minha filha nasceu, uma semana antes, ele voltou com um projeto falido, uma mão na frente e outra atrás.
    Começou meu calvário.
    Tive que segurar as pontas psicologicamente pq ele não estava bem já que havia falido e financeiramente. Morria de medo de entrar em depressão pôs parto por estar naquela pressão. Graças a Deus, consegui passar por tudo.
    As coisas foram se ajeitando, ele tb.
    Decidi sair do emprego, pq eu queria ser mãezona, aquela bem foda mesmo.
    Doce ilusão!
    Me cobrei tanto e quebrei a cara, pq essa cobrança nos deixa exauridas.
    Decidi que iria conciliar ser uma boa mãe, presente, porem queria me cuidar tb, pq eu havia me esquecido, me apagado. Estava gorda, mal vestida, unhas sempre por fazer, cabelo p cima e sem perspectiva.
    Tentei começar a empreender em casa, porem como abraçar o mundo com as mãos? Era a filha, cobrança da casa sempre arrumada, o negócio, o marido e se desse tempo, eu. Estava infeliz já nessa altura, me sentia incapaz!
    Nesse ponto, as coisas pro meu marido estavam indo de vento em polpa. Hoje ele está muitíssimo bem financeiramente.
    As coisas para mim foram cada uma começando a não dar certo. Coloquei a criança na escola, p poder tentar conseguir dar conta das minhas responsabilidades.
    Obviamente não deu certo. Quando vc tem muitas coisas para fazer, não consegue fazer nenhuma com excelência.
    Tomei na cara mais uma vez. Fui ficando a mercê e cansada pisicologicamente. Nesse ponto, pelo sucesso financeiro que meu marido estava tendo, ele começou a se afastar, e ele que sempre foi paupérrimo, quis e continua querendo aproveitar a vida como nunca o fez. Só que isso não nos inclui ( eu e nossa filha).
    Eu fico em casa tomando conta da filha, nunca saí sem ela. Segurando as pontas da rotina dela. Enquanto eu não consigo contar nos dedos mais quantas vezes ele viajou sozinho, saiu sozinho e chegou amanhecendo, e até mesmo viagens pro exterior a passeio ele fez, enquanto eu fiquei aqui tomando conta da filha.
    “Vc precisa entender que minha vida não pode parar pq vc não pode me acompanhar!” Ele diz. E eu até entendo. Ninguém é de ninguém, realmente. Porém se temos direitos iguais, nada mais justo que eu fizesse o mesmo. Ele diz que não se importa, mas eu tendo a acreditar que ele fala isso por causa do freio que me breca, que é a nossa filha. Jamais aceitaria! E o quão cômodo isso é, já que eu não tenho condições financeiras de o fazer.
    Hoje, eu aguento viver por causa da minha filha. Depois de tudo que eu já aguentei da parte dele, das frustrações das coisas que eu não consegui realizar, por enxergar hoje que eu me atropelei, que eu mesmo me sentindo tão inteligente, não fiz nada da vida. Me sinto aprisionada. Já pensei em me matar. Em um dia de extremo desespero, fui até a janela e pensei em me jogar. Sentei no sofá e fiquei assustada. Não conto com ninguém para ajudar com minha filha, então se eu me matar, sei que a vida dela tb acabará.
    O drama psicológico que estou vivendo é enlouquecedor, e eu não sei o que fazer para sair desse ciclo vicioso. Nem mesmo com meu marido eu posso me abrir, pq não sinto confiança que ele me apoiará, que me ajudará, mesmo eu já dando indícios de que não estou bem, pq ele está em ascensão, não quer ter problemas nesse momento.
    Quando eu joguei a toalha e dei fim aos meus empreendimentos que já não davam lucro algum em meados do ano passado, descobri que eu estava grávida novamente. Um deslize, uma ovulação tardia, e uma concepção mesmo com remédio de emergência.
    Me senti devastada, mas tenho que me mostrar feliz para os outros.
    Segundo minha mãe, eu jamais posso falar ou pensar sobre infelicidade, pq a criança vai sentir. Ela que acredita em vibrações positivas do universo, acredita que desabafos são perigosos, pq se vc rodeia aquele problema, vc da ênfase a ele e ele continua te circulando. Então eu tento conversar com ela, e ela vai me podando até eu desistir de falar.
    Penso em me separar, e me arrependo amargamente de não tê-lo feito quando não tinha filhos, um emprego e conseguia me sustentar. Penso que meu presente seria completamente diferente, mas aquela culpa que eu descrevi no início do texto toma conta ainda, até pq meu marido mesmo diz sobre o quão boa é a nossa vida, o quão bom marido e pai ele é. Será que eu estou sendo injusta? Eu me pergunto. Será que eu quero demais? Que sou infeliz pq não me satisfaço com nada?
    Me sinto num turbilhão, infeliz e confusa. Será que minha vida é boa e eu não sei aproveitar?
    Sei que hoje eu não gosto do que sou, não gosto de estar grávida, me desespero só de pensar quando essa criança nascer. Se com um já é dificil, imagina com dois. Estou de 5 meses, não comprei uma agulha pro bebê, e nem tenho vontade.
    Queria uma solução e martelo a cabeça todos os dias em busca. Não quero ser forçada a ser dona de casa, que mantém a casa sempre perfeita como o marido quer, escravizada, submissa, cuidadora de crianças, aceitando tudo, pq não tenho outra alternativa.
    Eu tento encontrar uma alternativa que encaixe todas as minhas abrigações, pesquiso sobre e não consigo encontrar nada.
    Comecei a fazer bolos e salgados para uma pessoa vender na rua p mim, mas por causa da gravidez que me limitou muito no começo e ainda limita pq minha pressão vive no dedão do pé, e pq meu marido exigiu que eu parasse, eu desisti novamente.
    Eu não tenho forças para acreditar mais em mim, nem mesmo para argumentar.
    Estou morta por dentro.

    Curtir

    1. Ana disse:

      Sinto pela sua situação. sei um pouco sobre o que você está passando. Se me permite sugerir algumas coisas que eu mesma tento fazer ‘até chegar o tempo de bonança’ ..
      Apenas esteja viva durante esse tempo. O sofrimento parece insuportável, mas não dura para sempre.
      Somos bombardeadas com exigências externas sobre sermos mães, exigências internas em relação à satisfação pessoal. Aproveite seu tempo sem trabalhar e conheça-se mais. Olhe para suas crianças e pode ter certeza disso, seu amor por eles é suficiente para amenizar pequenos erros do dia a dia. Eles precisam mais de você agora, mas nao como pensamos. Apenas olhe para eles, os escute, esteja junto sem o bla bla bla da sociedade, sem suas expectativas a longo prazo. Esteja com eles agora…independente do restante do mundo, veja o que você trouxe ao mundo, que é mais lindo que qualquer produto que você ja tenha vendido ou comprado. Mais significativo que qualquer monumento histórico. quanfo as criancas sao bem pequenas, Você é admirada pelos seus filhos só por existir. Aproveite!
      As coisas vão melhorar em nome de Jesus

      Curtir

  47. Tainá disse:

    Oi! Gostaria de ser voluntária de apoio nesse grupo. Por favor me orientem.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.