O medo de ser mãe

em

Muitas mulheres fantasiam a sua própria maternidade, ou seja, elas fantasiam como elas serão como mães, algumas fantasiam uma maternidade romantizada e perfeita, outras já fantasiam como um horror preferem até nunca serem mães, mas há também um grupo de mulheres que ao mesmo tempo que fantasiam a maternidade de modo romantizado, também tem um pouco de pé no chão. Para esse grupo de mulheres, elas acreditam que ser mãe será algo muito bom para ela, para o relacionamento com o parceiro (a), mas também sabe que enfrentará situações estressantes.
Durante a gestação as fantasias sobre como será o seu próprio comportamento materno se intensificam, algumas mulheres irão se inspirar em suas próprias mães, ou em outras mulheres, já outras desejam ser mães com comportamentos totalmente opostos ao de sua própria mãe.
Mas uma coisa que a maiorias dessas mulheres têm em comum é o medo de ser mãe. Ser mãe parece ser algo natural, mas não é. Ninguém nasce com dados genéticos hereditários sobre como é ser mãe, como é cuidar de um bebê. Simplesmente ser mãe é uma questão de aprendizagem, cada dia de mãe-bebê é único, não existem duas mulheres iguais, ou seja, com as mesmas identidades, assim como também não existem dois bebês iguais, nem mesmo gêmeos, as características físicas podem até ser muito semelhantes, mas o temperamento dos bebês muda de criança para criança e o fato é que a mulher terá que aprender a ser mãe daquele bebê, e todos nós ficamos ansiosos e angustiados diante as situações novas que ocorrem em nossa vida, diante a situação de maternidade não seria diferente, ainda mais que é uma situação que mudará completamente a organização do dia-a-dia, então sentir medo e ansiedade nessa fase é perfeitamente normal.
Ter medo de não ser uma boa mãe é muito comum entre as gestantes, muitas mulheres têm receio de falar sobre esse medo que sentem e é mais comum do que se imagina, muitas delas tem tanto medo que se sentem incompetentes, e sentem que precisam ter alguém com elas para ajudar nas atividades com o bebê, medo de não saber dar banho, medo de não saber colocar para arrotar após a mamada, medo de não saber o que fazer quando a criança ficar doente, medo de estar fazendo tudo errado, medo de deixar a criança dormir no seu colo, medo de deixar a criança dormir no quarto sozinha, medo de que a criança sinta que ela está com medo, medo de passar sentimentos negativos para o bebê etc ,etc, são muitos os medos.
O fato é que mesmo com todos esses medos as mulheres conseguem ser boas mães para os seus bebês, mesmo sem saber o que fazer, mesmo com zero de experiência com bebê, mesmo que não tenha desejado a gravidez, mesmo que ainda com muito medo, elas são super heroínas para os seus bebês, eles as olham com tanto amor que elas se sentem mais aliviadas, e mais empoderadas para continuar esse processo de aprendizagem que é ser mãe.
Não vou dizer para você não ter medo, porque seria em vão dizer isso, mas digo que mesmo com medo você dará conta da maternidade, é difícil sim, mas não é impossível, quando você olhar para outra mãe e achar que com ela foi tudo fácil e diferente do que é com você, lembre-se que ela pode estar olhando para você e estar pensando a mesma coisa. Converse mais sobre seus medos com outras mães, você perceberá que elas também passaram por tudo isso e que você não é a única, dê preferência por conversar com mães recentes com aquelas que ainda o filho não completou seis meses, ou as que ainda estão grávidas, pois, a vivencia com o bebê vai facilitando a maternidade e a maioria delas acabam se esquecendo dos medos que sentiram nos primeiros meses e provavelmente isso também irá ocorrer com você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s