O uso rotineiro da episiotomia

em

Farei um post informativo hoje.
O uso rotineiro da episiotomia em partos vaginais!
Sim, partos vaginais e não normais ou naturais.
A episiotomia é uma intervenção que consiste em um corte feito no períneo, antigamente da região da vagina em sentido ao ânus, e por causa de complicações, de às vezes chegar ao esfíncter anal, causando lacerações graves, ele começou a ser feito lateralizado, sentido perna.
Quais os benefícios da episiotomia?
Nenhum.
Só causa desconforto, não ajuda a saída do bebê, afinal se o bebê fica “preso” seria no osso, e não na musculatura e na episiotomia é cortada a musculatura então não faz muito sentido
As escolas de medicina e enfermagem ainda ensinam a episiotomia para facilitar a saída do bebê mas na prática seria mais para “direcionar laceração”. Laceração é quando a pele, mucosa ou até mesmo a musculatura rasgam com a passagem do bebê, com o estiramento desses tecidos!
Quando o tempo do parto é respeitado, a posição mais confortável para mãe é respeitada, não são feitas intervenções desnecessárias, quando não tem puxos direcionados e a mãe faz a força de acordo com sua vontade, as lacerações quase não acontecem, e se acontecer não será do tamanho de uma episio feita. Minha formação não ensina mais episio, foi feito um workshop com médicos que mostraram que não existem evidências científicas para o uso da episio para todos os professores mudarem as práticas e práticas essas que não tinham episio nos nossos estágios!
Episio é uma intervenção, um procedimento desnecessário, se feito, tem que ser informado antes para ver se a mulher aceita ou não. Feito sem consentimento é considerado mutilação, violência obstétrica! O que falta hoje é a informação, médicos e enfermeiros vendo que essa prática é antiga e sem evidência nenhuma.
Se pensa em ter um parto normal com seu médico, pergunte pra ele o que acha sobre a episio e se faz é assim saberá se seu médico é baseado em evidências científicas ou no que ele aprendeu há 50 anos atrás!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s