Parabéns? Por que “parabéns”?

Idade: 40

Desabafo Anônimo: Pela VIDA das mulheres

FELIZ DIA DA MULHER!!!! Feliz dia da mulher? Por que “feliz”?
PARABÉNS PELO DIA DA MULHER!!!! Parabéns? Por que “parabéns”?
“Mas por que você faria greve no dia da mulher se EU te valorizo tanto?”

Queria imensamente que um dia você fosse mulher. Que estivesse na pele da mulher. Que fosse mulher, e “tivesse” que passar hidratantes, “ter” que ser vaidosa, bonita, magra, cheirosa e sorridente.

Queria que você fosse mãe, e preferisse dar um cochilo a tarde (porque está morta de cansada, pois acordou as 7:00 e não parou mais), do que tomar banho. E só conseguir tomar banho no dia seguinte. Que ficasse 2 dias sem tomar banho, e 5 sem lavar o cabelo porque não teve tempo para isso. Porque teve que cuidar da casa, e porque simplesmente não pode deixar o bebe sozinho.

Queria que você entendesse que trocar fralda é fácil, “difícil” é ir comprar as fraldas, repor na gaveta, jogar no lixo, e tirar o lixo depois.
Que trocar o bebe é fácil, difícil é lavar e passar a roupa, e colocar para lavar.
Que dar almoço e janta para o bebe é fácil, difícil é pensar no que fazer, ir comprar, fazer a comida e lavar TODA a louça depois.
Que dar o “tetê” é fácil, “difícil” é lavar a mamadeira depois.
Dar banho é fácil, “difícil” é passar repelente, pomada, creme, remédio.

Queria que você entendesse que minha cabeça falha, e esqueço das coisas, porque simplesmente tenho muitas coisas para pensar. Que meus dias em casa são corridos, e que ficar no computador é um luxo, e que eu até me sinto “culpada” quando faço isso. Que meus dias no trabalho são difíceis porque estou longe da cria.

Queria que você entendesse que pouquíssimas mulheres estão plenamente satisfeitas profissionalmente. Porque são desvalorizadas. Porque ganham menos que homens, tendo as mesmas funções, e muitas vezes fazendo mais coisas. Porque temos menos oportunidades. Porque raras vezes somos promovidas. Porque, para conseguir um emprego tem que dizer que “não quer ter filhos por ora”, e que sempre posterga engravidar com medo de perder o emprego (#QuemNunca). Porque, quando tem filhos fica entre “a cruz e a espada” entre continuar trabalhando (e deixar a cria na escola por 12 horas), ou parar de trabalhar e ficar 18 horas com a cria sozinha em casa. Porque para de trabalhar por alguns anos e fica fora do mercado, e depois, para voltar, é simplesmente infernal.

Queria que você entendesse que quando nos tornamos mães, não deixamos de ser mulher. Que ainda temos nossos princípios, desejos, personalidade. Que ainda precisamos ter nossa independência e liberdade.

Então entenda: ser mulher não é fácil. Temos muitas obrigações, culpas, responsabilidades e, sobretudo, anseios. Então, não precisa me PARABENIZAR por ser mulher, nem me desejar um feliz dia, porque nunca é fácil.
O que eu quero é que você compartilhe, divida a vida comigo. Faça das nossas vidas, iguais. Quero que você me respeite, me valorize, me compreenda, me ajude. Me ajude a ter os mesmos direitos que você. Quero que você faça tudo o que eu faço, e eu que possa fazer tudo que você faz. Entende a diferença?

Então, se eu entrasse de greve neste dia 8 de março seria pela plena igualdade de direitos e obrigações entre nós, mulheres e homens. Mas não posso, porque o bebe está doente…. entende?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s