Fernanda Lima Rodrigues

Acesse CV

Olá! Meu nome é Fernanda e sou Psicóloga (CRP/05-35506) e Psicoterapeuta, tendo a linha Humanista como referencial. Realizo atendimento clínico particular de adolescentes, adultos e casais no Rio de Janeiro. Vou contar um pouquinho sobre minha trajetória profissional e um pouco da pessoal também pra que vocês me conheçam melhor. Desde a graduação estou envolvida com o estudo das questões relacionadas ao feminino. Realizei trabalhos relacionados à mulher em situação de violência e à saúde da mulher, tanto em instituições quanto na clínica, mas minha trajetória não é linear. Trabalhei como Psicóloga Clínica de 2007 a 2010. Em 2010, aceitei o desafio de trabalhar em organizações. Foram 2 anos trabalhando em RH, depois mais 4 anos trabalhando com atendimento a clientes na área de prestação de serviços embarcações em uma multinacional norueguesa. Nada a ver, não é? Foi um período de grande aprendizado, em que desenvolvi diversas competências e perdi de vez a vergonha de falar inglês, adquirindo fluência no idioma (não tem como ser diferente quando você precisa fazer reuniões, responder e-mails, falar ao telefone e resolver problemas usando o idioma! Foi uma prova de fogo, mas extremamente válida). Pude conhecer pessoas (algumas incríveis e amigas para a vida toda, outras… nem tanto) e vivenciar o dia-a-dia em empresas e as diversas questões envolvidas, em especial o que a mulher enfrenta com relação ao machismo. Após 6 anos trabalhando em organizações, sentia um grande vazio e percebi que não poderia ser realmente feliz realizando aquela atividade. Retomei minhas atividades como Psicóloga Clínica em Outubro/2016, voltando a exercer a atividade em que me sinto realizada, que aquece meu coração e que me move. Apesar desse período de afastamento da clínica, em nenhum momento me afastei do interesse e estudo das questões de gênero. Sou associada à SBED – Sociedade Brasileira Para Estudos da Dor, e também tenho desenvolvido cada vez mais interesse em como a Psicologia compreende o fenômeno da dor e como pode contribuir para essa área de conhecimento. Na clínica, procuro sempre acolher e compreender a pessoa como um todo, para além de rótulos, com um olhar individualizado para cada um que busca a terapia. Isso proporciona um ambiente seguro e receptivo, em que me coloco ao lado da pessoa na jornada em busca de seus próprios caminhos para autoconhecimento e melhora sua qualidade de vida. Apesar de não ser mãe, aos 22 anos eu passei por uma perda gestacional logo no primeiro trimestre e isso impactou minha vida de uma forma profunda. Foi uma gestação extremamente bem-vinda, eu sempre desejei ser mãe. Entendi pela vivência que as coisas muitas vezes não acontecem como a gente espera e também que o impacto emocional de uma gestação independe do tempo de duração. Levei muito tempo para elaborar o luto, especialmente porque tinha muita dificuldade de falar sobre isso e me sentia muito pouco acolhida. É por isso tudo que o trabalho da ONG “Temos Que Falar Sobre Isso” fala bem fundo dentro de mim. É um espaço maravilhoso de acolhimento e promoção do desenvolvimento da mulher, e aborda com muita sensibilidade e responsabilidade o feminino e, em especial, a maternidade. Bom, acho que já falei bastante pra uma breve apresentação. Quero finalizar dizendo que estou aqui de coração aberto, disponível para acolher vocês. Vamos falar sobre isso sim! Um beijo grande!

Deixe um comentário

