Eu fiz o que eu achava certo, eu errei tentando acertar

Julia

Idade: 37

Desabafo Anônimo: Vejo muitos relatos de mães recentes e me lembro dos meus momentos iniciais da maternidade. Hoje minha mais velha tem 20 anos, a do meio vai fazer 18 e o pequeno tem 10 anos. Foi barra ter os três, nenhum deles planejado e de relacionamentos diferentes. Claro, fui taxada de tudo que pode: irresponsável, vadia, desnaturada, enfim.

Fui criada pelos meus avós paternos e minha tia. Foram as melhores pessoas do mundo, e já se foram há muito tempo. Com minha mãe e irmã sempre tive um relacionamento muito difícil. Aos 13 anos fui morar com minha mãe e me arrependo até hoje, mas a vida é feita de escolhas. Minha filha do meio deu muito trabalho. Mudei ela de escola 3 vezes no mesmo ano, levei a psicólogo, castiguei, dei surra, tentei ser a mãe amiga, de nada adiantou.

Saí de 2 empregos para ficar mais próxima a ela. Ela sempre foi a pessoa de satisfação imediata. Prestes a fazer 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio. Fugiu de casa 3 vezes, na última foi morar com um cara que eu mal conheço. Minha filha mais velha me culpa pelo que aconteceu, acha que fui boazinha. Mas o que eu deveria fazer? Amarrá-la ao pé da mesa? Sabe, é muito fácil dar opinião na criação dos filhos dos outros, quando são os nossos é que a coisa complica porque não dá só pra dar opinião, tem que “por a mão-na-massa”.

Filho criado, trabalho dobrado. Sinto falta de quando minha preocupação eram as noites deles com cólicas, ou as roupinhas sujas intermináveis. Hoje tenho medo do mundo, tenho medo das escolhas que eles farão para a própria vida. Espero que eles sejam boas pessoas, que não machuquem os outros, que não sejam machucados. E que entendam que eu fiz o que eu achava certo, que eu errei tentando acertar, e que será assim com eles também.

Deixe um comentário

