Você só cuida da casa? Não trabalha?

em

Texto de Priscila Nascimento publicado por Vila Mamífera.

Este post é um post de revolta! De grito! De liberdade!

Quando meu pai faleceu, lembro que em meio a dor do velório, a assistente social da empresa que ele trabalhava, estava lembrando de algumas conversas que ela já havia tido com o meu pai. Numa delas, ela perguntou ao meu pai se minha mãe não trabalhava. E ele respondeu: “trabalha sim! Ela cuida dos meus filhos, cuida da casa e de mim”.Isso foi o que o MEU PAI disse para UMA MULHER que questionou se a esposa dele não trabalhava fora de casa.

Por que a pergunta? Porque, infelizmente, só é considerado trabalho, se a mulher estiver batendo cartão, trabalhando oito, nove, dez horas fora de casa.

Sinceramente, vocês acham que a sua roupa sai do cesto e vai para a máquina sozinha? E que a comida brota dentro da panela quentinha, nas horas certas, do almoço e do jantar? Que se você tem cueca/calcinha dentro da gaveta é por que elas se auto lavam?

Não falo somente do serviço doméstico. Falo dos cuidados com os filhos. Quem não é mãe/pai tem noção quão grande é a responsabilidade, de cuidar/educar uma criança? Já vi muito casal brigando e o homem usando a frase “olha o que o seu filho fez!” Perae: a mulher fez o filho sozinha? Com o dedo?

E o que mais me irrita, ah como me irrita! É ver outra mulher, desdenhando de uma colega, conhecida, enfim, de outra mulher por que a mesma não trabalha fora.

Gente?! GENTE!!! Se a pessoa tem a oportunidade de estar em casa, sem trabalhar fora, seja por opção ou por qualquer outro motivo, que só diz respeito a essa mulher. ÓTIMO! E outra, se a pessoa se sente bem com isso, de estar em casa, melhor ainda.

Duvido que a mesma, está sentada em frente a TV o dia todo. E se estiver também? O que o outro tem a ver com isso? Se partimos do principio, que cada escolha há uma renúncia, será que essa mãe que está em casa, não abriu mão de um sonho de profissão, de uma carreira, de um objetivo que tinha, “só” para cuidar da cria?

Minha mãe foi trabalhar fora, quando eu tinha 10 anos. Mas, antes disso, ela ajudava meu pai com comércio que tivemos, fazia bolo por encomenda, era manicure na varanda de casa, cuidava de quatro filhos, da casa e tudo isso em cima de um salto alto. Sim, minha mãe limpava casa de salto e maquiada, algo que eu nunca consegui fazer.

A responsabilidade de cuidar dos filhos, muitas vezes sozinha, já que meu pai viajava muito, era muito grande, pois, qualquer coisa que desse errado, viria a cobrança da sociedade e claro, as piadinhas, do tipo “se ela tivesse o marido por perto, os filhos não seriam assim”.

Respeite a mãe que não trabalha fora, por que ela trabalha, com certeza, mais ainda, dentro de casa. E outra coisa importante: dê valor ao serviço doméstico. O tapete está na porta de entrada pra você limpar os pés e não de enfeite. O lugar da toalha de banho é esticada no box do banheiro e não em cima da cama. Os restos de comida, o papel da bala, a casca da fruta, são para ir para o cesto de lixo. Eles não vão levitar de cima da pia ou do braço do sofá até o seu destino. Você precisa levá-lo ao destino correto, ok?!

Respeito gente! Só isso.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Sofia Heryen disse:

    Não pude deixar de escrever pois me identifico com vc. Sou mãe de um anjo que não sobreviveu a gestação e por conta disso acabei saindo do emprego. Em meio a crise está muito dificil arrumar emprego e me vi sentindo culpa por estar em casa. Lavo, passo, cozinho e limpo a casa diariamente mas eu mesma me boicoto achando que nãp estou fazendo nada! Meu marido não reclama! Muito pelo contrário! Me apoia. Elogia a casa e a comida. Como não deixar de se abater por esses pré conceitos que nós mesmo criamos?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s