O que é certo na maternidade

29 anos.

Desabafo Anônimo: Bom dia, nunca tive coragem de me abrir por completo com ninguém por vergonha, devido ao que é tido como certo na maternidade. Nunca tive a intenção de engravidar, mas acabou acontecendo, por um descuido na troca de anticoncepcional. Enfim, tive uma gravidez relativamente tranquila, me cuidei bastante e quando meu bebe lindo nasceu não senti nada. Tudo aquilo que dizem sobre amor a primeira vista, nada. Cuidava dele, fazia tudo que tinha que fazer, mas não sentia amor. Só sabia chorar, pensava que queria minha vida de volta, minhas horas tranquilas, ir pra academia, ficar com meus gatos, enfim… Cheguei a pensar diversas vezes em largar tudo e ir embora, não ver mais ninguém. Demorei mais de três meses pra parar de chorar direto e acho que até hoje não me recuperei totalmente dessa “depressão pós-parto”. Hoje meu bebe tem um ano e eu o amo muito, mas me sinto extremamente culpada por essa fase inicial, pois como disse, cuidei muito bem dele (amamentei, dei banho, cuidei do umbiguinho, dava bastante colo), mas não dava aquele amor e carinho que são tão importantes pra um recém-nascido. Cheguei a procurar um psiquiatra, mas como ainda amamento, ele só passou um remédio homeopático e disse que era normal ficar assim. Acho que a pressão que sofremos quando temos um neném é muito grande, sobre o que é certo ou errado, sobre o que devemos sentir e fazer. As pessoas gostam de opinar sobre tudo, mas não veio uma pessoa me perguntar se eu precisava de alguma coisa, como eu estava. Mesmo vendo que chorava o tempo todo, só diziam que era normal e ia passar.

Deixe um comentário

