Estava prestes a enfrentar uma grande batalha… um câncer de mama!

Idalina Oliveira

Desabafo: Em 2013 passei por uma mudança radical em minha vida. Nessa foto eu estava numa fase muito especial de minha vida, mal sabia eu que estava prestes enfrentar uma grande batalha… um câncer de mama! Após mais de um ano correndo atrás de exames pelo SUS, precisei fazer duas biópsias (a 1ª deu negativo) na segunda recebi o diagnóstico, TUMOR NA MAMA. Com urgência me encaminharam para uma mastectomia radical (retirada da mama), no primeiro momento pensei em desistir e não fazer o tratamento. Fui submetida à cirurgia, colaborei com todas as orientações médicas e minha recuperação pós-cirúrgico foi melhor que o esperado.

No dia 27/03/2013 iniciei o tratamento quimioterápico e fui orientada que meus cabelos iriam cair. Após 15 dias meus cabelos começaram a cair e decidi raspar tudo, fui à casa de meu filho, junto com minha filha, para eles rasparem meus cabelos, até minha netinha de 3 aninhos ajudou. Passei por todo processo do tratamento: quimioterapia, radioterapia e a parte mais dificil foi a queda dos cabelos.

Durante todo processo tive uma vida ativa, trabalho, lazer, sem traumas nem preconceito de tudo que eu estava vivendo, frequentava baladas com os amigos, tinha uma vida social ativa, usei peruca durante um ano, sempre me sentido com a auto estima no auge. Trabalhava fazendo o que mais gosto: artesanatos, bolos, salgados, etc. Esse trabalho foi o que mais me fortaleceu e não me deixou entrar em crise. Durante todo tratamento fui forte, guerreira, fui usada por muitos como exemplo, isso me deixava cada dia mais forte. Comprei muitos lenços, bonés e perucas. 

Durante minhas sessões de quimioterapia passei mal com vômitos, mas graças a deus muito menos do que disseram que eu iria passar. Fiz 32 sessões de radioterapia, fiquei toda queimada, mas mesmo assim durante todo meu tratamento me dediquei a uma terapia ocupacional fazendo costuras, artesanatos, bombons, bolos e tudo que me trazia prazer. Esses trabalhos ocupavam muito minha mente, não deixavam eu me entregar a pensamentos negativos.

Infelizmente por causa da retirada dos linfáticos, fiquei com sequela no meu braço, ele incha muito, sinto muitas dores e por esse motivo os fisioterapeutas disseram que eu tenho que mudar de profissão. Como mudar de profissão se isso é o que mais me dá prazer em viver? Ou seja, é a única coisa que amo fazer. Por esse motivo estou muito triste, auto estima baixa, não sinto prazer em nada, moro sozinha, estou me isolando cada dia mais das pessoas. Vivo só para o meu trabalho.

Por um ano e meio enfrentei tudo com muita garra, fé e determinação, parecia que não era eu que havia vivido toda aquela situação. De repente me encontrei numa depressão profunda, comecei a me deixar levar pelos pensamentos pessimistas, perder o prazer pelas coisas, perder a vontade de sair com os amigos, passei a ficar insatisfeita com minha aparência. Às vezes tenho pensamentos de derrota, tenho vontade de desistir. Recebo muitos elogios por tudo que passei, mas eu não sei como lidar com esse pessimismo que me invade, que me impede de ver as coisas belas.

A minha esperança é que quando eu fizer a recontrução da mama (estou na fila de espera há 3 anos) minha auto estima melhore. Meu tratamento acaba daqui 2 anos enquanto isso trabalho, trabalho, trabalho…. Sei que a fase mais difícil do tratamento eu já passei e que estou vivenciando algumas das sequelas que os medicamentos nos deixam. Vou ter que ser mais forte para continuar por mais 3 anos, que é o tempo para acabar meu tratamento e ser considerada, pela medicina, curada.

Todos os dias acordo acreditando que tudo vai dar certo,que essa é uma fase para me reencontrar e todas as dificuldades que tenho enfrentado é para me fortalalecer mais e mais……

Deixe um comentário

