Aconselhamento é a arte de escutar

Por Carla Faour, Eckhart Tolle e Marcus Renato de Carvalho – 07 Janeiro 2011 – Aleitamento.com


Escutar é mais que ouvir.

É mais do que estar parada em frente a alguém, dividindo o mesmo metro quadrado. Escuta-se por todas as células do corpo. Escuta-se com as mãos, com os olhos, com a respiração, escuta-se inclusive com os ouvidos…

a-arte-de-escutar

Uma postura escuta, um gesto escuta, a boca escuta.

Há que se deixar apagar e se concentrar no outro para vivenciar a plenitude da experiência auditiva, há também que eliminar quaisquer ruídos de interferência – como pensamentos que voam, telefones que tocam, vaidades que afloram, vontades de ir ao banheiro… Muitos dizem que a fala distingue o ser humano dos outros animais. Discordo.

Saber escutar é o que nos dá humanidade (…) *

 Ã , o quê? Ah, seiiiiiii…

Realmente, ouvir é uma belíssima arte, mas ouvir é algo total, integral.

É escutar com a mente e corpo, tudo junto, tudo ao mesmo tempo.
Ouvir o outro de dentro de seu interior, com serenidade, com verdade, sem interferir, sequer com pensamentos voadores e dispersivos. Dessa forma você começa a criar um espaço para o outro ser enquanto fala. É um presente inestimável doado a alguém.

Para exercitarmos nossa atenção, faz-se necessário tirarmos o foco de nossos pensamentos, pois nos dominam o tempo todo.
Só conseguimos sentir o ser de alguém no momento que sentimos o nosso ser, portanto é uma tarefa constante prestarmos atenção quando alguém fala. Agindo assim, inicia-se um processo de realização, de união, de Amor.
Estabelece um nível mais profundo, o de unidade com tudo que nos cerca.
Repare os conflitos criados a partir de uma comunicação entre mentes e não entre seres, aí as lutas e problemas passam a ser inevitáveis, pois a mente é a mentora na conversa.

A dica é manter-se alerta em seu interior deixando que a mente se esvazie e deixando florescer uma relação verdadeira, livre de influências, onde o contato é estabelecido, de fato.

Você pode achar complicado, mas não é, basta olhar para dentro de si, e lá, com certeza, estará o outro.
Cultivar o hábito de buscar o precioso valor do silêncio interior, meditar, concentrar-se nesse silêncio, e nesses mágicos instantes, apenas sentir, sentir nossa fonte, mergulhar nessa fonte nos faz sentir a real liberdade, aquela que elimina a escravidão da forma e da identificação com a forma. Firma-se com o encontro dessa fonte invisível de todas as coisas, o Ser que está presente em todos os seres.
Serenidade, paz, alegria, vida intensa, ser presente, tornar-se “transparente” à luz que não está separada de quem somos, tornar-se consciência pura emanando da Fonte, Ser nossa verdadeira essência.

A arte de escutar por Eckhart Tolle, 2007.


Fonte: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=196

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s