Tá osso… e tô me roendo.

Docente

Desabafo Anônimo: A educação pública não vai bem. Acabei de assumir cargo de docência no interior do meu estado e tô toda impotência. Impotência e reprodução de exclusão…É só gatilho de trauma atrás de gatilho de trauma… nunca sei se um retorno positivo é mesmo positivo ou é discente adestrado abanando rabo. Época de fechar notas e fazer conselho de classe, época de aumentar evasão escolar e baixar autoestima de um monte de menor de idade, depois de acabarem com nossa esperança por autoestima, nossa esperança de piso salarial, nossa esperança de décimo terceiro, de voto, de mais concursos e menos cargos vagos (sobram mais de 600 na docência no meu estado e a previsão é de congelamento de concursos).

Alguém sabe de grupos de docentes que trocam propostas de soluções? Porque dividir angústias e propor soluções é difícil entre pares locais, quando o assunto principal em dia de impedimento é a separação de um casal jornalístico e ainda culpam a moça do tempo negra, fazendo comentários racistas do tipo que ela só ficaria bonita se fizesse chapinha e pintasse cabelo de loiro. A única colega que expressa preocupação é a mesma que é ridicularizada por ser contra o prefeito dar bônus de mais de 2 mil reais para professor e professor votar na reeleição…
Todas as mães que precisaram ir à escola conversar sobre as filhas são trabalhadoras domésticas, e é sobre elas que cada docente joga a culpa da não aprendizagem, numa escola em que docente chamar discente de “Gardenal” é tido como piada. A minha impotência potencializa o impacto que vai rolar nelas…

Escola da Ponte e Projeto Âncora parecem mais distantes da política de Estado brasileira do que eu, que não jogo, ganhar na loteria.

Tá osso… e tô me roendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s