A idealização da maternidade deveria ser fortemente combatida

Desabafo Anônimo: Eu nunca quis ter filhos, desde criança, e sempre soube que a maternidade é horrível. Pude ver o sofrimento não dito nos olhos da minha mãe e o ódio sem disfarces do meu pai com relação a mim desde muito pequena. Não consigo acreditar no quanto é difícil falar sobre isso no movimento feminista. Pra mim, sempre pareceu cristalino que a idealização da maternidade deveria ser fortemente combatida e que deveríamos falar abertamente sobre os graves ônus de ser mãe, ainda mais numa sociedade como a nossa.

Mas aparentemente é um direito exclusivo das mulheres que já são mães falarem sobre isso, ainda que o assunto seja de amplo interesse de todas as MULHERES. Vejo grupos de mulheres que não querem ter filhos levantando questões importantíssimas, que as mulheres mães desconsideram. Para citar só um exemplo, a insistência de mulheres com graves problemas de saúde em engravidar, mesmo pondo a própria vida em risco.

Temos questões importantes para contribuir para o debate sobre maternidade compulsória e não só não somos ouvidas, como também somos grosseiramente destratadas. Eu não aguento mais essa divisão injustificada no movimento feminista e queria desabafar em algum lugar sobre como as minhas tentativas de contribuição, e de outras mulheres também, são sufocadas.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Adorei o seu depoimento, muito corajoso. Assino embaixo. Tento fazer isso no meu trabalho como psicóloga perinatal, que busca prevenir a depressão pós-parto, ao falar da maternidade real para gestantes e não gestantes…Muitas vezes sou incompreendida e recusam-se a ouvir o Lado B da maternidade. É lamentável, perdem uma grande oportunidade de se preparar minimamente para essa tarefa tão complexa. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s