Vou segurar a barra como der

Desabafo Anônimo: Hoje faltei a terapia;

Não porque estou bem hoje;
Não porque estou bem essa semana;
Não porque eu esqueci;
Não porque eu estava cansada e quis dormir um pouco mais;
Não porque minha mãe ainda não tinha chego;
Não porque não poderia deixar meus irmãos sozinhos dormindo;
Não porque a funcionária ia chegar pra pegar a chave;
Não porque é no SUS;
Não porque ela não é uma boa profissional;
Não porque essa seria minha segunda consulta;
Isso tudo seriam desculpas.
Eu faltei, porque da última vez que estive lá, no fim da conversa eu escutei algo do tipo “Ah, até o fim do mês você já vai estar bem e não vai mais precisar”. Oi?

Eu achei aquilo um absurdo! Não parei de pensar nisso desde que sai de lá.
Ela realmente me parece uma boa profissional, mas está faltando alguma coisa. De repente mostrar empatia pelos pacientes,  não sei. Eu sou bem compreensiva e entendo que ela é acostumada a lidar com “casos mais graves”, assim disse ela. Não que eu concorde com o termo, pelo contrário, tenho o cuidado de tentar me informar para não ser preconceituosa – ela trabalha com esquizofrênicos e outras doenças desse nível – mas não gostei quando ela chamou de “mais grave”.

Enfim, eu já tive uma boa psicóloga, mas era particular e hoje em dia não estou podendo, por isso sei a diferença. Não sei se vou voltar lá quando entrar em crise de novo e me ver desesperada ou se vou segurar a barra como der. Daqui a um ano, quando puder arrumar trabalho de novo, com certeza irei voltar pra aquela que demonstrou se importar com meus problemas “fúteis”.

Deixe um comentário

