Prática educativa materna

em

Por Rafaela Schiavo – 15 Setembro 2016


A educação que uma criança irá receber depende muito dos valores de sua família. Pais têm como uma de suas funções principais educar seus filhos para viver de acordo com as regras socioculturais nas quais estão inseridos. Para se formar bons cidadãos é preciso também uma base educacional suficientemente boa.

Não só a família tem a responsabilidade de educar e transmitir os valores adequados ao novo pequeno cidadão, mas toda a sociedade deve ser responsabilizada por isso. Entretanto, neste texto, falaremos a respeito da importância das práticas educativas materna ou tipos de criação.

Muitos pais acreditam que a educação deve iniciar apenas quando a criança já sabe andar e falar e isso é um erro, a educação inicia desde o nascimento do bebê. Receber afeto, carinho, toques dos pais é muito importante para a vinculação, e consequentemente a criança vai aprendendo também a oferecer carinho e toques afetivos, não só aos pais, mas também a outras pessoas, isso já é uma forma de educar.

Desde recém-nascidos, já vamos aprendendo muito sobre o meio em que vivemos e vamos aprendendo o que podemos ou não fazer. Por isso é importante que os pais eduquem seus filhos desde os primeiros dias de vida. Muitos pais acreditam que os recém-nascidos não interagem com o ambiente, mas eles interagem sim e muito, por isso é importante brincar com o bebê. Pode ser no banho, na mamada, olhar para o bebê, conversar, tocar, cantar para ele, mostrar coisas interessantes, tudo isso ajuda na estimulação infantil, importante para o seu bom e adequado desenvolvimento.

Um exemplo de erro na educação dos filhos que muitos pais cometem é o atender a todas as solicitações da criança sem exceção, com isso os pais ensinam os filhos de maneira implícita que quem manda na relação é o bebê/criança e não os pais. Muitos dizem que sentem dó da criança e acabam cedendo às vontades dela. Exemplo: Se toda hora que a criança chorar você imediatamente atender, ela irá aprender que para ter seus desejos satisfeitos, basta chorar. Se você colocou a criança para dormir em sua cama por alguns dias e depois quer voltar com ela para o berço, provavelmente irá encontrar muita dificuldade, porque basta a criança chorar para você não deixar que ela volte para o berço ; isso acontece porque já ensinou que se ela chorar, todos os seus desejos serão realizados. As crianças aprendem isso muito rápido e depois se torna cada vez mais difícil tentar mudar a forma de educação.

Aqui vão algumas dicas de como oferecer boas práticas educativas ao bebê:

• Não deixe que seu humor interfira na forma com que trata o bebê, trate-o sempre da mesma forma independente se você está feliz ou não naquele momento;
• Não diga que irá fazer algo que depois não possa cumprir, como dizer à criança que se ela não comer toda a papinha não a levará para visitar a vovó, quando mesmo que ela não como toda a papinha, você ainda assim a levará à casa da avó;
• Estabeleça rotina e cumpra essa rotina, como horário para banho, alimentação, sono etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s