Eu fiz um aborto sim e posso te garantir que a realidade é bem diferente do que você pensa

M., 27 anos, empresária

Desabafo Anônimo: Sempre tive o sonho de ser mãe e em 2015 meu marido e eu concordamos que era hora deste sonho acontecer! Parei com o anticoncepcional em Agosto e em Outubro engravidei (tomei um susto, pois ainda não estávamos efetivamente tentando). Foi a maior alegria! Contamos logo para parentes e amigos e com 8 semana fiz o exame de sangue pois queria muito saber o sexo, e para a nossa felicidade era uma menina! Marcamos o chá de revelação para o final de semana seguinte ao primeiro ultrassom morfológico. Porém, para a nossa surpresa no dia do ultrassom a médica apenas disse que “a TN estava aumentada e havia uma má formação no abdômen da bebê”. Com medo, fomos embora, mas ainda tínhamos esperanças, pois a consulta com a minha G.O. seria no mesmo dia.
Quando chegou o momento da consulta a minha médica simplesmente abriu a porta do consultório, olhou pra mim e falou “a Dr. X me ligou, a coisa está feia”. Então ela foi despejando em cima de nós um monte de informações, um monte de “talvez”, me acusando de ter tomado remédios para emagrecer (eu JAMAIS faria isso) e dizendo que a culpa dessa má formação era minha… Para terminar ela simplesmente nos expulsou do consultório, dizendo que minha gravidez agora era de risco e eu precisava de um especialista. Foi de longe o pior dia das nossas vidas… Saímos de lá com o telefone de um médico em SP especialista em medicina fetal, ligamos para ele e conseguimos um encaixe para dali a dois dias.
Chegando na consulta, ele foi um verdadeiro ANJO! Nos tranquilizou e disse que iria examinar o bebê, foi então que veio o choque. Ele disse “o seu bebê não tem UMA má-formação, ele tem VÁRIAS! A coluna está torta, não tem movimento nos braços e nas pernas, o abdômen está todo pra fora e por muito pouco o coração não está pra fora também… Com certeza é uma síndrome incompatível com a vida, se eu fosse você eu interromperia a gravidez agora!” Nesta hora eu senti uma mistura de dor e alívio… Dor por saber que jamais carregaria minha filha nos braços e alívio por finalmente ter encontrado uma resposta…
Saímos dali com o telefone de um médico especializado em aborto (ou interrupção terapêutica da gravidez – como os médicos acham bonito falar) e uma decisão muito importante para ser tomada… Conversamos durante horas e decidimos que SIM, iríamos fazer o procedimento! Eu sempre me incomodei muito com discursos de grupos anti aborto, pois falam como se o aborto fosse SEMPRE uma escolha, como se fosse um ato egoísta, um assassinato, entre outros termos… Eu sempre achei que o direito de decidir sobre isso era único e exclusivo do casal, ainda assim eu sempre achei que EU NÃO FARIA, até que chegou o momento de passar por isso na pele e, acreditem, é MUITO fácil falar, até que você se veja de verdade nesta situação…
Me lembro do dia do procedimento… A clínica era feia, fria… Enfim, foi um dia triste, um dia pesado, mas eu sabia que seria muito pior ver a minha barriga crescer e saber que o quarto da Catarina estaria vazio… Achei que seria um egoísmo ainda maior continuar com a gravidez sabendo que ela estaria no meu ventre cheia de mal formações, sem poder se desenvolver de maneira saudável…
Apesar de ter feito o aborto nós nunca contamos e nunca contaremos isso para ninguém, dissemos para todos que o coração simplesmente parou de bater! Mas minha vontade é de sair por aí e gritar “EU FIZ UM ABORTO SIM E POSSO TE GARANTIR QUE A REALIDADE É BEM DIFERENTE DO QUE VOCÊ PENSA”. Mas sei que seria infinitamente julgada por isso, então eu prefiro evitar esse stress desnecessário, até mesmo porque somente eu, meu marido e Deus sabemos quão difícil este processo foi. Mas eu gostaria imensamente que iniciativas como essas levassem essa conscientização adiante, pois apontar o dedo é extremamente fácil quando não estamos na pele das outras pessoas!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Rute raquel disse:

    Eu acho que cada um livre Habito de escolher o que er bom pra propoia vida por que nem tudo è como nois queremos estava gravida e tirei procurei um metodo certo e hoje estou bem e hoje eu tenho certeza que eu fiz a escolha certa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s