Christyne Carvalho da Silva

Acesse CV

A Chris integra nossa Equipe em várias vertentes, entre estas irá escrever uma coluna mensal para o blog e participará de encontros presenciais com mulheres/mães em Brasília. Socióloga, Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisadora em Educação.


Acompanhe aqui os posts dela

Apesar de não conseguir segmentar todas as minhas vivências em categorias simples como “profissional” ou “pessoal”, permitam-me trazer minha identidade profissional:

Desde a minha graduação, interesso-me pelos temas vinculados à mulher, especialmente aqueles situados nos contextos de violências. Ao longo do tempo, diversifiquei meu olhar e passei a refletir sobre educação, agora não só com mulheres, mas com vastos grupos sociais. Passei a seguir de um caminho tradicional (e não menos importante) de estatísticas, análises de páginas e páginas, discursos cheios de diferenças sintáticas e semânticas para a necessidade de diálogos mais próximos das gentes, tanto quanto fosse possível. Assim, de fato, poderia me aproximar dos grupos de quem eu sempre sentira empatia e tanto teorizava…

Adentrando em minhas vivências pessoais, foi com o nascimento do meu primeiro filho, Pedro, que pude observar os diversos tipos de discriminação da mulher que opta por ser mãe no ambiente de trabalho. Não foi fácil. Depois disso, escolhi ser mãe mais uma vez, agora da Clarice. Com esse nascimento lindo, veio a depressão pós-parto e as interrupções necessárias na minha rotina de trabalho, nos meus estudos e o necessário redimensionamento das minhas prioridades. Não foi fácil.

Por todas essas experiências, busquei conciliar meu campo profissional e pessoal com as demais mulheres que passam por situações semelhantes por meio da Temos que Falar Sobre Isso. Espero, desse modo, constituir valores sociais de aceitação, interesse, reciprocidade, solidariedade e confiança, tão escassos junto às mulheres em nossa sociedade.

Deixe um comentário

