Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo, Estudante de Psicologia (quase formada), solteira, mãe de um lindo menino, feminista desde sempre e sonhadora de utopias.

Desde que me lembro, “por gente”, ou por ser pessoa, sempre fui questionadora, curiosa, interessada. Nunca me conformei com as respostas dadas, questionava o modelo de mundo, a realidade que vivia e quando criança meu desejo era brincar com carrinhos enquanto minhas bonecas ficavam organizadas perfeitamente numa prateleira. Achava, e ainda acho, o mundo um lugar injusto, sempre muito empática, não entendia porque algumas pessoas tinham mais que os outros, ou porque as diferenças eram ruins. Dizia que não queria casar ou ter filhos, ledo engano. A imaturidade me trouxe coisas ruins e boas. Aos 19 anos engravidei e fui morar junto com o pai do meu filho. Uma convivência que, veio como uma saída a uma gravidez não planejada, não deu bons resultados afetivos, mas me deu meu maior presente e amor.

Entendo a maternidade como um desafio, não acredito no mito do amor materno, que a cultura prega. O amor é uma construção que envolve dois, sejam homem e mulher, seja mulher e filho, o amor é um desejo, o amor é aprendizado, é paciência. O fim do relacionamento me fez buscar uma nova saída de vida e por isso ingressei na faculdade. Invisto no meu filho, invisto em mim, invisto no nosso futuro. As coisas nunca foram fáceis, muitas vezes nos vimos diante de apertos financeiros, ou situações de julgamento por ser mãe/ estudante/ trabalhadora/ solteira.

Entro para a equipe do TQFSI, como editora, entendo que a maternidade é um caminho singular, acreditando que cada mulher tem direito a sua liberdade de escolha, acreditando no ser humano, acreditando que podemos, e devemos, tentar construir um mundo melhor, mesmo que aos poucos, acreditando que devemos estar juntas, acreditando ainda na utopia.

Deixe um comentário

