Raquel de Camargo

Acesse CV

Raquel é uma das nossas Acolhedoras e estará apoiando e acolhendo as mães aqui no Temos que falar sobre isso.

Mãe, psicóloga, doula e empreendedora social em construção. Exatamente nessa ordem.
A minha caminhada enquanto mãe me levou aos estudos da Psicologia, para falar da urgência de se construir estratégias de suporte à mulher-mãe. Fiz a formação de doula exatamente para isso, e a Vida me colocou ainda o desejo e desafio de levar a discussão da Humanização do Parto e Nascimento, Primeira Infância e Educação Parental às mães e famílias de baixa renda.

 Conheci o universo da maternidade e da humanização do parto e nascimento quando engravidei. Cabe dizer que minha gravidez não foi planejada e a princípio não desejada. Foi um processo difícil e doloroso, aceitar a gestação e as mudanças gigantes que ela traria. Na caminhada para o lugar onde teria minha filha  conheci a Casa Angela (casa de parto): a personificação de tudo que não ousava imaginar existir. A partir do acolhimento amoroso que recebi na Casa Angela, naquela atmosfera tão convidativa nos grupos e nas consultas, passei a mergulhar no processo de ser mãe e fui aos poucos me apaixonando pela vida que crescia no meu ventre.

 O nascimento da minha filha foi uma exceção neste cenário obstétrico brasileiro: pari na Casa Angela, com muito respeito, liberdade, amor e acolhimento.

 Mesmo com essa experiência positiva, nada me preparara para o puerpério, para a sensação de não ser si mesma, para a solidão, para a amamentação, para o choque de ser a responsável por um ser tão frágil.

 Quando enfim pude me reconstruir, agora como mulher-mãe, compreendi que a minha caminhada pessoal e profissional só faria sentido se eu pudesse oferecer suporte e acolhimento para outras mulheres. Porque se tornar mãe é um processo de descobertas, metamorfoses, dores e prazeres.

E hoje sou empreendedora social, movida pelo desejo e o desafio de levar suporte, acolhimento e suporte às mulheres-mães e famílias de baixa renda, porque acredito que as informações e o suporte devem chegar à todos.

1 comentário Adicione o seu

  1. Jorgiany disse:

    Perfeito.! Que linda jornada e com toda certeza já é um sucesso. Parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário

