Andressa Jóia

Acesse CV

Andressa Fernanda Jóia, Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Terapia Ocupacional também pela Universidade Federal de São Carlos.


Sempre me interessei em estudar assuntos que permeiam o empoderamento feminino, mas tudo começou em 2014, quando optei por fazer o curso de Educação Perinatal no Grupo de Apoio à Maternidade Ativa – GAMA/SP.

Deparei-me com o universo da humanização do parto e do atendimento à gestante e, ao mesmo tempo em que me encantei com tantas possibilidades antes desconhecidas por mim, também me deparei com a dificuldade de colocar ações humanizadas em prática, considerando a transferência do papel de gestar e parir da mulher para as mãos médicas, exames invasivos e salas de cirurgia.

Criei uma página no Facebook onde tinha objetivo de trocar informações com gestantes, tentantes e mães, sobre as práticas humanizadas, porém me sentia frustrada ao ouvir relatos que expressavam a impotência das mulheres frente aos serviços de saúde, que simplesmente impunham intervenções.

Ao conhecer o Temos Que Falar Sobre Isso, pude perceber o quão necessário é encontrar um espaço onde se é acolhido, onde não existem julgamentos de certo ou errado, apenas empatia para somar forças e superar os percalços da vida, enquanto lutamos, ao mesmo tempo, para que as mulheres sejam ouvidas, para que seus corpos não sejam tratados como objetos, para que suas vidas sejam valorizadas e tratadas de forma única e amorosa, como todos merecem ser tratados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s