Temos que parar de querer o controle de tudo

Por Fernanda Gomes da Costa – 28 Março 2016


Com a onda de cesáreas marcadas e com médicos que lá fazem já a partir de 37 semanas, vejo muitas mulheres chegando com muita expectativa e querendo a todo custo marcar seu parto.
Quando o parto é normal, o bebê pode nascer a partir de 37 semanas, são divididos em nomenclaturas:
pre-termo ( até 36 semanas e 6 dias);
termo inicial (37 a 38 semanas e 6 dias);
termo (39 semanas a 40 semanas e 6 dias);
termo tardio (41 a 41 semanas e 6 dias);
pós termo ( a partir de 42 semanas).
Entender a diferença entre um bebê nascer espontaneamente e outra ser retirado durante o termo inicial é fundamental!
Quando seu bebê dá indícios de entrar em trabalho de parto com 37 semanas é porque ele quer dizer que está pronto, o bebê que dá sinais, que faz com que libere os hormônios para o corpo entrar em trabalho de parto. Em uma cesárea com 37 semanas, sem sinais alguns significa que o bebê pode não estar pronto para nascer, pode precisar de ajuda para respirar, podendo ficar em observação, não possuir todos seus reflexos ainda, dificuldade da pega para a amamentação, entre outros.
A questão fundamental é não marcamos uma cesárea porque estamos cansadas, porque a barriga está pesada. Cada minuto que o bebê saudável fica dentro da barriga é super importante para amadurecer seu pulmão e conseguir respirar com mais facilidade, para amadurecer todos seus reflexos, é o tempo que o bebê precisa para se preparar para o mundo externo. Tirá-lo antes, sem nenhuma indicação, interrompe todo esse processo, pois ele chega menos preparado para toda essa adaptação, super complexa para ele fora da barriga.
Quando o bebê mostra que dentro da barriga ele está bem, lá é o lugar mais seguro pra ele. Quando o bebê nos mostra que dentro da barriga já não está bom, aí sim são tomadas medidas para que ele fique bem, seja o monitoramento ou o próprio parto.
Temos que parar de querer o controle de tudo, o parto acontece sozinho, parar de querer que o bebê nasça antes por querer escolher a data, o signo e etc! Hoje em dia já estabeleceram nas instituições que a cesárea se for marcada tem de ser com 39 semanas, para não correr risco de prematuridade. Claro que existem muitas pessoas que não acataram isso. Mas estudos mostrar que quando o bebê está a termo, os riscos de problemas respiratórios e de morte Neonatal diminuem muito nesse período.
Tirar um bebê da barriga não é brincadeira, tem seus custos, a cesárea foi criada para salvar vidas! Temos que disseminar a informação e tirar esse medo que foi implantado em nossa sociedade do parto normal e tirar essa mania que querer marcar cesárea com menos de 39 semanas sem alguma indicação. Quando lhe for oferecido uma cesárea com menos de 39 semanas questione, procure informações sobre, também questione quando uma cesárea, saiba sempre os prós e os contras de tudo.
Informação é tudo no mundo da maternidade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s