Meu bebê não dorme a noite toda

Gabriela, 1 filho

Meu desabafo não é nenhuma novidade, aqui mesmo no grupo já foram publicados alguns desses.
Meu filho tem 1 ano e 1 mês, e simplesmente desde que nasceu nunca dormiu uma noite inteira.
Já ouvi palpites, palpites, palpites, mas até hoje oferecimento de ajuda nenhum.
Ele ainda mama no peito, aí diziam que quando começasse a tomar leite em pó dormiria a noite toda, eu dei, ele não dormiu. Aí diziam que se eu desse suco de maracujá ele dormiria, eu dei, ele não dormiu. Aí diziam que se eu desse janta, ele ficaria de barriga cheia e dormiria, eu dei, ele não dormiu. Aí diziam que se eu deixasse chorando pra acostumar a dormir sozinho ele dormiria a noite toda, eu deixei, ele não dormiu (até esse absurdo eu fiz em desespero).
E eu que passo a noite picada ainda tenho que escutar que eu que acostumei ele mal, que a culpa é minha.
Pessoas que não fizeram nada de especial e que os filhos simplesmente dormiam a noite toda desde recém nascidos, acham que sabem sobre meu filho melhor que eu, que elas sempre tem uma dica inédita, que eu nunca ouvi.
Hoje mesmo, uma completa desconhecida, ao me ouvir comentar do meu filho com uma amiga, veio palpitar, porque meu filho já é muito grande pra acordar a noite querendo peito, que ele deve ter dor de barriga, de ouvido, de alguma coisa, que não pode ficar comendo a noite, que eu que sou mãe tenho que conversar com ele, porque criança de 1 entende. Tipo assim : Oi?!
Aí eu perguntei para ela: “seus filhos acordavam a noite?” e ela respondeu: “raramente”, eu retruquei “e como você pode saber então?”, ela ficou sem resposta.
Claro que ficaria, como eu também fico quase todas as noites.
Já cheguei a sentir inveja dessas mães de filhos perfeitos, que dormem, dormem, dormem, e quando acordam vão ao país das maravilhas, serem felizes para sempre.
Foi uma triste constatação, que eu que amo meu filhinho mais que tudo, já o comparei e desejei que ele fosse diferente.
Não sei quando essa situação vai terminar, estou cansada, mas ao mesmo tempo não quero tirar o peito abruptamente, passar vinagre no peito pra ele largar, ou qualquer outra coisa desagradável dessas para conseguir dormir uma noite toda novamente. Ele gosta tanto de mamar, e eu gosto tanto de amamentar, tenho dó, com tanto leite negá-lo ao meu bebê.
E isso parece um crime, todos acham um absurdo, como assim, seu bebê ainda não dorme a noite toda?
Aff, sociedade burra, que ao invés de ajudar só condena e afasta quem mais precisa de apoio e ajuda.
Grata a todas que lerem.

20 comentários Adicione o seu

  1. Luana disse:

    Meu filho tem 2 anos ele dormir às 19;00 as 00:00 mama e brica ater as 3:30 as vezes até as5:30 tou desesperada aí dormi e acorda às 15:00 tristeza quem pode mim ajudar????

    Curtir

  2. Ligia disse:

    Minha filha tem dois anos e nunca dormiu uma noite toda! Tem vezes que ela acorda umas 10 vezes (sem brincadeira) e a minha vontade é de chorar, como várias vezes eu fiz. Eu já tentei de tudo, até mesmo dar calmante natural (pediatra passou) mas nunca adiantou nada, a vez que ela dormiu melhor ainda assim acordou duas vezes. Enfim, morro de inveja dessas mães que os filhos dormem à noite inteira e vivo dizendo para as mães nunca falarem isso perto de mim kkkk – nesse momento 03:22 minha filha já acordou 5 vezes.

    Curtir

  3. Anônimo disse:

    Bem, um pouco atípico um homem entrar em um site buscando por este assunto. Ou simplesmente comentar alguma coisa… Mas talvez eu seja diferente, não sei!
    Tenho uma bebê de 9 meses e meio, “sofremos” de cólica até os 5 meses incansavelmente, todos os dias uma choradeira em família pois não tínhamos muito o que fazer a não ser as 500 dicas e palpites de amigos, familiares e vizinhos ( que nunca resolveu nada)
    Hoje com 9 meses ainda tem resquícios de cólica e acorda de 3 a 5 vezes a noite é muitas vezes ficamos mais de uma hora ninando ela até que ela pegue no sono novamente. Minha mulher voltou a trabalhar e foi demitida após seu período de estabilidade e agora está em casa com ela 24hs por dia. Detalhe: ela dorme 2x no dia, no máximo 40 minutos… Além de ser agitada demais e não dar um segundo de trégua.
    Ouvi da minha esposa que não nasceu pra ser mãe foi como uma faca cravada em meu peito. Estou desesperado e não sei como ajudar além do que eu já faço quando chego em casa do trabalho. Afeta o casamento, afeta no trabalho e principalmente na nossa saúde! Sei o que está sentindo, mas tenhamos força pois é o que nos resta! Abraços

    Curtir

    1. Raquel Antony disse:

      Oi Anônimo li seu comentário e sei que de palpites e dicas vocês estão cheios mas o que me intriga é que a sua bebê com 9 meses tem resquícios de cólicas, vocês já levaram ela pra fazer exame de refluxo, intolerância a lactose, ou sensibilidade ao glúten… porque o bebê geralmente se não dorme a noite e nem de dia tem algo incomum que precisa ser investigado…e diga a sua esposa que Deus nunca dá uma carga maior do que a gente possa carregar, e você continue sendo compreensivo pois isso vai passar…que Deus abençoe seus passos.
      Eu tenho um canal no youtube chama Raquel Antony que dou dicas para o bebê dormir melhor se quiser dá uma olhada, espero de coração que essa situação passe rápido.

      Att,

      Raquel Antony

      Curtir

  4. Gabriela disse:

    Pessoas maravilhosas, depois que escrevi o desbafo não entrei mais na pagina e não tinha visto todas essas manifestações de carinho.
    Hoje entrei e me emocionei com todos os comentários. Muito obrigada do fundo do meu coração!
    Sintam-se todas abraçadas!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Thaís disse:

    Nossa que aliviu saber que não estou sozinha nessa 😥
    Meu medo é de quando voltar a trabalhar…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Raquel Antony disse:

      É realmente eu entendo o que você Gabriela sente, principalmente quando a gente se torna mãe nós nos doamos por completo, e eles precisam de nós de dia e de noite. O conforto, o aconchego é a forma dele amamentar a noite e ficar mais próximo de você, o meu filho sempre mamou por livre demanda, e foi gradual a tirada da mamada noturna, o que eu te falo é que tenha um pouco de paciência porque eles sabem sim quando a gente está ansiosa, impaciente, e isso prejudica ainda mais o sono dos pequenos.

      Eu tenho um canal recente no youtube que falo um pouco sobre isso se quiser dar uma passadinha lá, será bem-vinda!!

      Raquel Antonya
      Beijos

      Curtir

      1. Gabriela disse:

        Obrigada Antonya, seu comentário me acolheu.
        Quero ver seu canal sim, qual o link?
        Abraço forte.

        Curtir

      2. Raquel Rodrigues disse:

        Que bom Gabriela que pude ajudar de alguma forma. O link do meu canal é https://www.youtube.com/channel/UCWHYGPANCy_7Bab3WOYJzCw Tenho alguns vídeos bem legais falando sobre o sono do bebê, entre outros…bjos Raquel Antony

        Date: Sat, 6 Aug 2016 20:49:58 +0000 To: raquel.antonya@hotmail.com

        Curtir

  6. Eliza disse:

    Mamães, somos humanas!!! Deixar chorar foi pra mim a experiência mais dolorosa, e que não resolveu. Hj com 2 anos, ele dorme melhor, ainda não é o sono perfeito….mas já melhorou bastante!! Deixou de mamar aos 9 meses, e isso não influenciou em nada em relação ao sono. Posso dizer que o pai dele participa bastante desde sempre…Acho que por isso também não enlouqueci… Hj me considero treinada, acostumada. Já foi pior! É meio louco pensar em ter outro filho, e passar por td de novo. Ainda estou me preparando psicologicamente pra isso!!!bjs

    Curtido por 1 pessoa

  7. disse:

    Também passo por isso, meu bebê tem 11 meses e nunca dormiu uma noite inteira. O que acabei fazendo é tirando do berço, pq ele se mexia muito e se batia nas grades. Coloquei o colchão dele no chão e mais dois tatames. Durmo lá a maioria das noites. Meu marido tb, às vezes, pra ficar com a gente. Assim não preciso zanzar pela casa e descanso mais. Não comento muito isso pq a maioria crítica, dizendo que assim ele acostuma mal, agora que não vai dormir mesmo… Mas acho que isso deve entrar por um ouvido e sair pelo outro. Hj é o melhor para todos. O bebê fica tranquilo, eu acordo mais descansada, o pai apóia. Pronto! Estamos bem! Cada um sabe o que é melhor pra si, o difícil é deixar a opinião dos outros de lado. Vai que tenham razão…Mas me policio pra me ouvir mais, a melhor tecnica pra mim tem sido a intuição. Bom ouvir vocês!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Juliana disse:

    Nossa! Estou passando pela mesmíssima situação, e te digo, vc não fez nada de errado! Simplesmente cada criança é de um jeito! Minha filha sempre dormiu a noite toda! Desde 1 mês de vida já meu filho nunca dormiu uma noite inteira agora com 1a1m. Estou exausta como vc é tb ainda dou o peito! Uma hora ele vai dormir a noite toda, e conclusão do q acorda? Não cheguei em nenhuma, o mais próximo que achei foi uma pesquisa muito interessante que diz que todo mundo acorda em diferentes etapas do sono, a gente só não acorda chorando uai! Mas os bebês sim, pode acontecer ou não é é normal ! Fique firme e uma hora vamos conseguir dormir a noite toda! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Andrea disse:

    Vc já leu sobre saltos de desenvolvimento e picos de crescimento? É que o crescimento e desenvolvimento ocorre em períodos, não é regular e aí os bebes acordam mais a noite (seja pra mamar ou pra treinar a habilidade que estão aprendendo), da uma olhada no Google.
    Com isso quero dizer que além da característica específica de cada bebê (tem bebes que acordam mais e menos durante a noite e tudo bem), tbm há períodos que todos irão acordar mais! Desmamar não garante que seu bebê dormirá mais, pelo contrário! Já li que a partir de um ano, a criança agüenta ficar 8hs sem mamar e dá pra fazer o desmame noturno, mas não quer dizer que a criança não vá acordar! Elas acordam pra tomar água, porque estão agitados, estão passando por salto de desenvolvimento (eles acontecem até dois anos), não necessariamente pra mamar (de fome eu digo). É que peito é mais que alimento, é aconchego, segurança, calor e se esses saltos deixam a criança mais insegura, é normal que ela volte pro seio nesses momentos. Força! Seu bebê está se desenvolvendo lindamente! Que coisa boa 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  10. Fran disse:

    Estamos juntas! 1a e 2m e acho que o máximo que consegui dormir direto foram 6h seguidas e acho que no máximo umas 2 ou 3 vezes, mas eu tento aceitar porque parece que dói menos rsrs. E também nem fico mais comentando com as pessoas sobre isso para não escutar palpites e conselhos, até porque não tenho coragem de desmamar, pois amo amamentar.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Juliana disse:

    Estamos juntar nessa… meu filho tem quase 9 meses e também acorda muitas vezes durante a noite. Estou parecendo um zumbi rsrss, principalmente pq voltei a trabalhar esse mês e tenho que levantar às 5h. Também já tentei praticamente tudo e nada… Mas acredito que em algum momento isso vai passar. Força pra nós. .. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  12. Michelle disse:

    OI Gabriela. Comigo também foi assim. Hj meu filho já tem três aninhos, dorme a noite toda mas sempre acorda muito cedo. Oito horinhas de sono são mais que suficientes pra ele recarregar as energias e passar o resto do dia acordado. Tenha força para superar e se for preciso busque ajuda com psicólogas. Eu tive que partir pra isso pois cheguei ao ponto de dormir tão pouco que comecei a ter perda de memória e uma tristeza imensa. Vc é uma super mãe! Não desmame pois sentirá uma falta imensa disso. Eu só parei quando o meu quis parar de mamar e depois ainda acordava a noite pedindo mamadeira. Rsrsrs
    A verdade é que ele será seu eterno grudinho, para sempre. Bjus

    Curtido por 1 pessoa

  13. Are disse:

    Estamos juntas 2 !
    1 ano e 1 mês dormindo e acordando no meio da noite todas as noites !!
    Também tentei quase tudo, mamadeira, comida, rotina, banho, aromas, tirar do meu quarto, colocar no meu quarto ! Só não consegui deixar chorar, me sinti muito mal e dei o peito depois de 5 minutos !
    A solução que encontrei foi tirar o berço, colocar um colchão e dormir às vezes com ela quando estou muito cansada !
    Não desanimemos ! Bebês tem sono leve e necessidade de mãe !

    Curtido por 1 pessoa

  14. elisamorales08 disse:

    Querida Gabriela….
    Em parte, sei o que você sente. E me solidarizo. Embora não tenha sido capaz de amamentar meu filho, que tem 3 meses e já é alimentado com nan,( então não sei o que é acirdar a cada duas horas pra amamentar e viver o dilema entre o cansaço a vontade de continuar dando o peito, ) sei o que é ter uma criança que não dorme de dia. Todo mundo diz que eu devo agradecer por ele dormir razoavelmente bem a noite, mas acredite: passar o dia inteiro com uma criança chorosa e enjoada porque não cobsrgue dormir mais de meia hora me enlouquece. E se vc quer saber, já tentei trocentas dicas e técnicas milagrosas que também não deram certo …. inclusive deixar chorar, só pra depois buscar ele no berço quase sem fôlego e chorar junto com ele.
    Resolvi deixar as dicas, macetes, técnicas, adestramentos de lado e tenho tentado aceitar essa característica do meu filho e buscando minhas próprias formas de lidar com ele.
    Mande os palpiteiros pra àquele lugar! Aceite toda a ajuda possível. E força, fé em Deus, pois sovreviveremos e outros desafios virão.
    Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Carol disse:

    O pediatra da minha bebe disse que eh normal uma crianca acordar a noite ate os 3 anos de idade ainda mais quando amamenta. De tempo ao tempo, vai chegar a hora que ele vai dormir a noite toda, mas sei que eh bem dificil essa.situacao.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Mariana disse:

    Estamos juntas, irmã. Dezoito meses sem dormir uma noite inteira por aqui, o máximo foram 4h direto, em raras ocasiões. Normalmente são 2h apenas. Já fiz de tudo um pouco, menos deixar chorar: cromoterapia, aromaterapia, terapia floral, acupuntura. Ajuda um pouco, mas ele ainda acorda. Percebi que não é um problema a ser resolvido e que a gente sofre menos se aceitar a condição e parar de reclamar. Ele dorme na nossa cama e amamento deitada, assim descanso mais. É o que funciona pra nossa família e só a gente é que sabe o que é melhor. Ninguém está na nossa pele pra dar palpite. Parabéns pela determinação de continuar amamentando. Vale muito a pena. Sinta-se abraçada.

    Curtir

Deixe um comentário