O Risco do Imponderável – Zika Vírus

Por Marcia Zani – 13 Dezembro 2015


Microcefalia e Zika Vírus, o Risco do Imponderável :

Diante das últimas notícias sobre os casos de microcefalia em recém-nascidos e a possível relação com o Zika vírus, alguns médicos e organizações, como o conselho de medicina, vem recomendando as mulheres a evitar a gestação nesse momento. Como médica entendo a recomendação que mostra prudência diante do desconhecido e pretende evitar mal maior. Como mulher de 44 anos que acaba de suspender o anticoncepcional na intenção de uma gestação fico pensando no quanto não somos capazes de controlar nossas vidas…

A microcefalia é um sinal físico, a medida do perímetro cefálico é menor que a média e pode significar uma formação alterada do cérebro repercutindo no desenvolvimento neurológico da criança, as manifestações poderão ter diversos graus de intensidade e diversas formas de apresentação. As crianças afetadas poderão ter desde leves dificuldades de aprendizado até paralisia cerebral grave com dificuldades motoras intensas, significando uma vida de dependência e problemas de saúde. A incidência de notificação da microcefalia aumentou muito porém, até mês passado, não havia notificação compulsória e acredito que ocorria subnotificação. Igualmente, hoje estamos muito sensíveis e pode estar havendo notificação de alguns casos que, na verdade, não são de doença. A relação do vírus e a microcefalia foi estabelecida através de um único caso do isolamento do vírus nos tecidos de uma criança afetada e não existem relatos de outras epidemias de microcefalia relacionada ao Zika no mundo. Ou seja, estamos diante do desconhecido e muito há que se compreender sobre o assunto ainda.

Diante disso tudo, como mulher que sonha, vive, ama e sofre penso que a situação depende de muita maturidade de cada um. Existe um risco que ainda não pode ser corretamente dimensionado e existem as nossas vidas. Ninguém deseja um filho doente, isso pode trazer muito sofrimento e dor, mas onde começa e onde termina nossa responsabilidade nisso? Onde termina nosso poder de controlar a vida? Minha crença pessoal é a de que temos que fazer a nossa parte e confiar no Universo.

O que podemos fazer de prático? Penso que é dever de toda a sociedade tomar as medidas para controle do mosquito que transmite a doença e dessa forma conter a disseminação de casos. Devemos também utilizar os repelentes, a roupa mais fechada e quem não está na área de surto evitar viajar para lá. Vamos seguir todas as recomendações que estão sendo feitas. Devemos nos informar e nos manter atentos. Mas não podemos parar as nossas vidas.

O planejamento familiar é importante, como sempre foi e é preciso planejar de acordo com as nossas situações familiares, emocionais, físicas… Acho que quem pode aguardar um pouco que aguarde até que estejamos melhor esclarecidos sobre o assunto. Porém há situações limítrofes que precisam ser analisadas individualmente com calma e maturidade. Quem já está grávida precisa ter paz e tranquilidade para seguir essa gestação, façam o pré-natal, sigam as recomendações e procurem manter o pensamento positivo e alegre. Enfrentando os problemas somente quando forem reais. Preocupação é a aflição que ocorre antes do problema existir e não ajuda em nada…

Para as que pensam em engravidar: pensem e ponderem que estamos diante do desconhecido e que existe um risco, mas, se resolver correr esse risco, tente manter a cabeça fria e os pés no chão.

A vida é uma sucessão de escolhas, mas o controle da vida é uma atribuição que não é nossa. Fazer nosso melhor sempre e aceitar as respostas da vida é um sinal de maturidade e só traz serenidade.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. monica correia disse:

    Sabe Márcia eu, assim como você, também estou em uma idade (43 anos) que não podemos nos dar o luxo de esperar. Incentivei meu marido a desfazer uma vasectomia, que foi feita depois que tivemos nossa última filha.Infelizmente a perdemos , agora pensamos neste recomeço. Realmente, precisamos planejar melhor, afinal, o risco existe, mas não somos nós quem decidimos sobre a vida.O momento nos leva a uma maior reflexão. Desejo sorte ao seu projeto de aumentar sua família.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s