LISTA COMPLETA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL GRATUITOS PELO SUS (para crianças, adolescentes e adultos)

LISTA COMPLETA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL GRATUITOS PELO SUS (para crianças, adolescentes e adultos)

Assim como já vem sendo divulgado aqui no  Temos que Falar Sobre  Isso, nosso maior objetivo é poder oferecer para mulheres e suas famílias uma rede de apoio e de informações que possam romper com uma tendência absurda de relações abusivas, violentas e adoecedoras, seja no âmbito familiar, como institucional e mesmo em relação às políticas públicas.

Nesse sentido, é muito precioso para nós a possibilidade de divulgarmos trabalhos que têm sido exercidos com responsabilidade, respeito e na perspectiva da defesa dos direitos humanos.

Em outra oportunidade apresentamos para vocês uma lista com os serviços de saúde mental gratuitos que estão espalhados por todo território nacional, os Centros de Atenção Psicossocial para adultos – CAPS adulto.

Hoje, compartilhamos com vocês uma ampliação desta lista, oferecemos agora uma listagem com as outras modalidades de Centros de Atenção Psicossocial. São  os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) e os Centros de Atenção Psicossocial para pessoas com prejuízos decorrentes do uso de álcool e outras drogas (CAPS ad).

Os CAPSij, de acordo com o Ministério da Saúde* é serviço destinado à atender “crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço aberto e de caráter comunitário indicado para municípios ou regiões com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.”

Já os CAPSad, devem atender  “adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário, indicado para Municípios ou regiões com população acima de setenta mil habitantes.

Abaixo o link para o download da lista

Centros de Atenção Psicossocial do Brasil – listagem completa todas as modalidades março 2015

Entendemos que na atualidade os sofrimentos psíquicos representam importante sobrecarga para as famílias, para as comunidades e para cada pessoa que passa por um momento de crise. Divulgar os CAPS em suas diferentes modalidades (para adultos, crianças e pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas), serviços pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) que são gratuitos, e contam com  oferta multidisciplinar e territorial de cuidado é uma forma de buscar o fortalecimento de todos nós e a criação de redes de apoio para momentos difíceis.

Aproveitamos para fazer um agradecimento especial à pesquisadora Dra. Maria Cristina Ventura Couto do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM) da UFRJ que nos concedeu essa listagem, obtida junto ao Ministério da Saúde no primeiro semestre deste ano.

Nota: caso sua cidade não esteja contemplada com os CAPS, sugerimos que busque apoio e informação junto à Unidade de Atenção Básica em Saúde mais próxima de sua residência. Lá certamente a equipe poderá lhe informar sobre as ofertas de cuidado em saúde mental pelo SUS em seu município.

*  de acordo com a Portaria 3088 de 23 de dezembro 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s